Uma mulher morreu afogada no mar na praia de Oásis Sul, no município de Tramandaí. O incidente aconteceu nessa sexta-feira (19) próximo a guarita 168. O serviço de salvamento neste ponto está desativado nesta temporada devido as más condições da estrutura e conta com sinalização de perigo, com uma bandeira preta.
A vítima entrou no mar por volta das 13h. Conforme o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), guarda-vidas da guarita mais próximo, que fica a aproximadamente 300 metros do local, retiraram a mulher da água, realizam manobras de reanimação. Ela chegou ser levada de ambulância para o hospital, mas não resistiu.
A banhista que faleceu tinha 47 anos e residiu em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Ela estava sozinha na praia. O seu nome não foi divulgado pelos bombeiros.
Também nessa sexta, um jovem de 25 anos morreu afogado na praia em Arroio do Sal. Com esses dois casos, subiu para quatro o número de óbitos no mar neste verão no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
Outras mortes
09 de janeiro – o corpo de um adolescente natural da Venezuela foi encontrado na beira da praia no Balneário Miramar, de Terra de Areia. Edder Julian Griman Llovera, de 15 anos, havia desaparecido dois dias antes, em Torres, onde visitava a praia com a família.
1º de janeiro – um homem de 29 anos morreu no mar entre os balneários Camboim e São Jorge, em Arroio do Sal. Ele tomava banho cerca de 300 metros distante da guarita 31, fora da área delimitado como segura.
Óbitos fora das áreas delimitadas
Os dados da Operação Verão do Corpo de Bombeiros Militar apontam que as quatro mortes por afogamento no mar no Litoral Norte aconteceram em áreas não delimitadas como seguras. A orientação da corporação é que as pessoas entrem no mar sempre perto de guaritas com a presença de guarda-vidas, para que estejam à vista dos profissionais de salvamento.
Os trechos para entrar no mar com proteção são sinalizados por bandeiras nas cores vermelha e amarela, onde está escrito “Banho seguro, entre bandeiras”. Eles são posicionados nos dois lados de cada guarita e distância pode variar, conforme as condições do mar.
Balanço
Do início da Operação Verão, em dezembro, até 19 de janeiro, os guarda-vidas realizaram 398 salvamentos no Litoral Norte, quase 15% mais do que no mesmo período da temporada passada. Além disso, fizeram 128.557 ações de prevenção, crescimento de 47%.