Com pás, carrinhos de mão e sacos lixo, um grupo de moradores do Balneário Pinhal decidiu agir por conta própria, sem qualquer apoio da Prefeitura, para limpar a beira da praia do município. O lixo estava acumulado na areia desde a ressacada do final de outubro na região. Eles encontraram até uma máquina de lavar roupas jogada na areia.
Aproximadamente 40 moradores do município participaram do mutirão na manhã desse domingo. Eles removeram muitos pedaços de madeira, carregados pela ressaca, e o lixo arrastado pelo mar. O trabalho só parou quando a caçamba do caminhão de um dos voluntários estava lotada.
Desta vez, o mutirão foi realizado entre as duas primeiras guaritas do Balneário Pinhal, que ficam perto do limite com Cidreira. O funcionário público Marco Aurélio Braga contou, ao Litoral na Rede, que as pessoas se mobilizaram por meio de grupos de Whatsapp e pelas redes sociais e que a ideia é realizar novos mutirões com a participação de mais gente. “A sensação é de obrigação cumprida. Logo vão chegar os veranistas e nós, que somos moradores, temos que procurar manter a praia limpa, até para salvar os animais marinhos, que muitas vezes morrem comendo lixo”, alertou o voluntário.