Quem nunca caminhou nas areias das praias e encontrou aquele canudo plástico comumente utilizado para tomar uma água de coco, suco ou refrigerante? O risco que esse material oferece ao meio ambiente – sobretudo às espécies marinhas, quando levado aos oceanos – motivou uma mobilização para distribuição de canudos de papel na praia de Torres. A campanha do Projeto Praia Limpa e da Pulso Empreendimentos, através do Lake Condomínio Resort, consiste na distribuição gratuita de 60 mil canudos de papel para todos os quiosques e restaurantes localizados na faixa de praia da cidade. Somente no primeiro dia foram distribuídas mais de 20 mil unidades.
Segundo a organização da campanha, a ação estimula também o cumprimento da Lei Municipal n° 5.000, de 05 de setembro de 2018, que proíbe o fornecimento de canudos feitos com plástico nos estabelecimentos comerciais do município, que se mostraram receptivos à iniciativa e elogiaram a ação.
Grande parte dos quiosques e restaurantes de Torres já oferece canudos biodegradáveis, atuando de acordo com a legislação municipal, e passam agora a contar também com os canudos de papel, que são produzidos com celulose 100% natural e biodegradável, e possuem certificação pelo FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal).
Os quiosques e restaurantes parceiros da campanha estão identificados com o adesivo “Empresa Amiga do Meio Ambiente”, que apresenta mensagem estimulando os clientes a recolherem o lixo da praia e adotarem o uso de canudos de papel. A campanha segue durante a temporada de verão com a reposição periódica de material para os estabelecimentos participantes.
Conforme Alexis Sanson, coordenador do Projeto Praia Limpa em Torres, a iniciativa leva à reflexão sobre o consumo de materiais descartáveis. “Canudos, copos, talheres e outros itens dispensáveis são utilizados por minutos e depois restam no meio ambiente por décadas, poluindo praias e oceanos”, analisa Sanson.