Marinha do Brasil reforça fiscalização no Litoral Norte

Compartilhe

Militares da Marinha do Brasil abordaram mais de 160 embarcações no Litoral Norte. Foto: Marinha do Brasil

A Agência da Capitania dos Portos de Tramandaí, dentro da Operação Verão da Marinha do Brasil, intensificou a fiscalização de embarcações no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. As ações da agência se concentram de Torres a Tavares.

Em 14 dias, os militares realizaram a abordagem de 161 embarcações. Três foram apreendidas e a Marinha emitiu 13 notificações. De acordo com o capitão-de-coverta, Darcy Dalbon, as principais irregularidades são navegar sem portar documentos obrigatórios, navegar sem ser habilitado e navegar com documentos vencidos.

A Operação Verão da Marinha do Brasil tem duas linhas principais de atuação: o combate à poluição nos mares, rios e lagos e a segurança da navegação. O slogan adotado pela organização militar é “Mares Seguros e Limpos”. Em todo o Brasil, mais de cinco mil militares estão mobilizados.

As ações de fiscalização envolvem habilitação dos condutores e documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação. Também são utilizados etilômetros, já que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores.

A Marinha também realiza ações de monitoramento e controle de poluição hídrica nas áreas e nas embarcações fiscalizadas.

15 recomendações da Marinha para a navegação segura

Foto: Marinha do Brasil

1) Esteja atento e vigilante durante a navegação. Você é o responsável por tudo que acontece a bordo.

2) Navegue a mais de 200 metros de distância da praia, respeite os banhistas.

3) Tenha em mãos a sua habilitação e os documentos obrigatórios.

4) Conduza sua embarcação com velocidade segura.Isso permite a realização de manobras em caso de situação imprevista e evita acidentes.

5) Faça manutenção preventiva na sua embarcação.

6) Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir sua embarcação.

7) Conheça bem todos os lugares por onde a embarcação irá navegar.

8) Conheça a previsão do tempo antes de sair e fique atento às possíveis mudanças.

9) Previna incêndios em sua embarcação. Pequenas medidas, como verificar o quadro elétrico e a validade dos extintores de incêndio evitam grandes tragédias.

10) Respeite o limite de pessoas a bordo e garanta a estabilidade da embarcação. A maioria dos acidentes com vítimas fatais são causados por esse descuido.

11) Informe seu plano de navegação e a lista das pessoas a bordo ao seu iate clube. Leve sempre um equipamento de comunicação.

12) Calcule o consumo de combustível para ir e voltar. Faça o cálculo em três partes: um terço para ir, outro para voltar e um de reserva.

13) Quando ancorado, não acione motores ou movimente a embarcação se tiver alguém por perto na água.

14) Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo. O colete salva-vidas deve ser homologado pela Marinha do Brasil.

15)Não polua mares, rios e lagoas. Lugar de lixo é no lixo.

Compartilhe

Postagens Relacionadas