Apenas em Tramandaí e Imbé, 644 mesários vão trabalhar no próximo domingo, dia 02 de outubro, nas eleições gerais de 2022, quando serão escolhidos presidente, governador, senador e deputados estadual e federais. As urnas serão transportadas para as seções eleitorais a partir da 8h deste sábado (01).
O Cartório Eleitoral de Tramandaí contempla a Zona Eleitoral 110, que também abrange as cidades de Cidreira e Balneário Pinhal. Nesses dois municípios serão mais 264 mesários trabalhando no próximo domingo.
Em toda a Zona Eleitoral 110 serão empregadas 227 urnas eletrônicas. O deslocamento dos equipamentos para os locais de votação será com escolta policial. Segundo o chefe do Cartório de Tramandaí, Adriano Renato Marinho, os profissionais que estão dando os últimos ajustes nas urnas são trabalhadores da empresa vencedora da licitação, sem qualquer vínculo partidário ou político.
A votação ocorrerá das 8h até às 17h pelo horário oficial de Brasília. Pela primeira vez, em todo o país, o pleito terá o horário unificado, ou seja, as diferenças de fusos serão anuladas ao seguir o horário oficial. No Acre, por exemplo, que tem duas horas a menos, as zonas eleitorais abrirão às 6h e fecharão às 15h.
Para ter o direito a votar, o cidadão é obrigado a levar um documento oficial com foto; o título de eleitor é facultativo. Outra opção é baixar o aplicativo e-Título, que serve também como meio para apresentação ao mesário.
O TSE disponibiliza o chatbot para que a população tire mais dúvidas. Basta mandar uma mensagem para o WhatsApp pelo número (61) 99637-1078 e um robô conversará com o eleitor.
Leia outras notícias sobre as eleições
Ministério Público do RS responde dez principais perguntas dos eleitores
Forças de Segurança do Estado mobilizam efetivo de 8,8 mil para as eleições no RS
Nove cidades do Litoral Norte têm mudanças em locais de votação
Sabe qual sua seção? TSE disponibiliza canais para encontrar local de votação