
Menos de 24 horas após o forte temporal que trouxe chuva, vento e granizo a Santo Antônio da Patrulha, na madrugada deste domingo (12), a cidade segue contabilizando os estragos causados pelo tempo severo. Mais de 100 imóveis foram destelhados pela força do vendaval que deixou pessoas desabrigadas e que impactará atividades de duas escolas municipais.
O balanço mais recente divulgado no começo da noite pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), em conjunto com a Defesa Civil do município, aponta que 102 casas foram destelhadas, a maioria delas em localidades como Miraguaia, Morro Agudo, Serraria, Arroio da Madeira, Mojolo e Evaristo. Cinco casas foram avaliadas com danos estruturais e há cinco pessoas desabrigadas.
Ao todo foram 69 árvores cortadas e 39 removidas para desobstrução de vias públicas que haviam sido interditadas. A cidade também registrou quedas de 48 postes, o que acabou por deixar algumas localidades do município sem luz. A reportagem procurou a CEEE Grupo Equatorial Energia para saber quantos clientes permaneciam sem luz no começo da noite, mas até a publicação da matéria não havia recebido retorno.
Ao portal Litoral na Rede, o prefeito Rodrigo Massulo confirmou, na noite deste domingo, que as aulas foram suspensas na Escola José Inácio Machado Ramos, no bairro Serraria Velha, nesta segunda-feira (13), assim como na Escola Manoel Machado, na localidade de Arroio Madeira, onde apenas uma turma foi dispensada.
As equipes de resgate já distribuíram mais de 700 metros de lonas para cobrir os imóveis que tiveram os telhados destruídos pela força do vento durante a madrugada. Nenhuma pessoa ficou ferida e não houve relato de vítimas fatais.
O CBMRS também alerta que, em função da falta de energia, há a possibilidade de falta de água em diversos pontos do município, inclusive na área urbana, que também é abastecido pelo sistema de captação de água do Rio dos Sinos.
Leia também:
– Semana será chuvosa, mas com breves momentos de sol no Litoral Norte
– Incêndio seguido de explosão destrói casa em Santo Antônio da Patrulha
– Vendaval destelha casas e prédios públicos em Arroio do Sal