O município de Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, foi duramente castigado por um forte temporal na madrugada deste domingo (12). Além da chuva volumosa, ventos fortes e granizo foram registrados. Árvores e postes também foram derrubados. Até o momento, não há relatos sobre feridos.
Em contato com a reportagem do portal Litoral na Rede, a Defesa Civil da cidade informou que mais de 50 casas foram destelhadas por conta do vento e do granizo. Várias localidades do interior do município foram atingidas, como Miraguaia, Morro Agudo, Serraria, Arroio da Madeira, Mojolo e Evaristo. Em todas elas há falta de energia elétrica devido a queda de postes e árvores.
O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo, afirmou que o governo municipal está mobilizado para dar apoio às famílias afetadas pelo temporal. Segundo ele, há incontáveis registros de quedas de postes e árvores em diversas localidades da cidade, situação que está dificultando o acesso de equipes a alguns pontos. A chuva torrencial que persiste desde as primeiras horas do dia também atrapalha os trabalhos.
“Não sabemos o número ainda [de atingidos]. Mas o desastre é muito grande. Estamos na rua. O vice-prefeito [Marcelo Gaúcho] está visitando todas as comunidades atingidas, os bombeiros e a Secretaria de Obras também estão auxiliando”, disse Massulo ao portal.
Por volta das 12h, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) informou que havia registrado queda de aproximadamente 18 postes. Seis árvores foram cortadas e uma casa foi completamente destruída. A corporação também informou que 400 metros de lona foram distribuídos para cobrir imóveis parcialmente destelhados.
Veja imagens:
Matéria em atualização
Leia também:
Temporal com granizo e vento forte provoca estragos em Santo Antônio da Patrulha
Nuvem gigante se forma em Torres antes de temporal; veja imagens