Litoral Norte segue com bandeira laranja, mas ocupação de UTIs aumenta

Compartilhe

Hospital de Tramandaí. Foto: Litoral na Rede / Arquivo

O governo do Rio Grande do Sul divulgou no início da noite deste sábado (13) as novas bandeiras do modelo de Distanciamento Controlado para 20 regiões do Estado. O Litoral Norte permanece, na próxima semana, na bandeira laranja, de risco médio, e não terá ampliação de restrições de atividades.

Em dois dos indicadores que compõe a classificação de risco do governo do Estado, no entanto, o Litoral Norte ficou com bandeira preta: número de hospitalizações confirmadas para Covid-19 e número de pacientes confirmados com a doença em leitos de UTI.

Um levantamento realizado pela 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) apontou que na sexta-feira, dia 05 de maio, havia seis pacientes com confirmação ou suspeita de contaminação pelo novo coronavírus internados em leitos de terapia intensiva na região. Uma semana depois, nessa sexta-feira (12), era o dobro: 12

Dos pacientes em UTI na semana passada, quatro tinham diagnóstico confirmado e dois eram casos suspeitos. Já nesta semana, eram oito confirmados e quatro suspeitos. A CRS salienta que entre os pacientes internados em hospitais da região pode haver moradores de outras regiões, assim como moradores do Litoral Norte internados fora da região.

Neste sábado (13), a taxa de ocupação das UTIs da região chegou a 73,9%.  O Litoral Norte tem 46 leitos de terapia intensiva e 34 estavam ocupados, segundo dados apurados pelo Litoral na Rede no mapa de leitos do Governo do Estado.

Dessas internações em UTI, oito (23,5%) eram de casos confirmados de Covid-19, seis suspeitos (17,6%) e 20 de outras doenças (58,8%).

No Hospital de Tramandaí, 13 dos 16 leitos (81,2%) de UTI estavam ocupados, dois (15,4%) por pacientes com Covid-19 e cinco (38,5%) com suspeita da doença causada pelo coronavírus.

Dos 10 leitos de terapia intensiva do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, oito estavam sendo utilizados (80%). Dos pacientes na UTI, três são casos confirmados de Covid-19 e um suspeito.

No Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa, a ocupação da UTI também era de 80%, mas sem nenhum paciente com suspeita ou confirmação de contaminação pelo coronavírus. A instituição tem quatro leitos clínicos ocupados com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.

Em Osório, o Hospital São Vicente de Paulo tem taxa de ocupação de 50% da UTI com 10 leitos. Três pacientes têm diagnóstico de Covid-19. Na instituição há ainda outras cinco pessoas com diagnóstico ou suspeita da doença internadas em leitos clínicos.

Rio Grande do Sul

O Estado registrou quatro situações de bandeira vermelha nos cálculos do modelo de Distanciamento Controlado. As regiões de Caxias do Sul, Santo Ângelo, Santa Maria e Uruguaiana passaram de bandeira laranja para vermelha nesta sexta rodada do modelo, divulgada neste sábado (13) e que entra em vigor na próxima segunda-feira (15), com vigência no mínimo nas duas próximas semanas. Nas demais regiões que permaneceram na classificação amarela ou laranja, a validade vai até 21 de junho.

Compartilhe

Postagens Relacionadas