Litoral do RS tem reforço de 3 mil policiais e bombeiros para o Verão 2022

Operação Verão Total do governo do Estado foi lançada nesse domingo

Compartilhe

Corpo de Bombeiros atuará com mais de 1,4 mil servidores. Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Entre efetivos do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), da Brigada Militar (BM), da Polícia Civil (PC), do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e do Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS), aproximadamente 5,5 mil servidores, com a utilização de 1.147 viaturas, irão reforçar as ações de policiamento, fiscalização, salvamento e prevenção em todo o Litoral do Rio Grande do Sul.

São 2.335 servidores que já atuam no Litoral Norte e o no Litoral Sul e outros 3.163 deslocados da Capital, da Região Metropolitana e do interior do Estado.

A operação Verão Total 2022 foi lançada nesse domingo (19), na beira-mar de Capão da Canoa, a com a presença do governador Eduardo Leite e do vive, Ranolfo Vieira Júnior. Toda a parte da coordenação executiva das ações é de responsabilidade do Gabinete do Vice-Governador.

Bombeiros

O CBMRS terá efetivo de 1.407 servidores. Com treinamentos realizados entre novembro e a primeira quinzena de dezembro, a corporação formou 411 guarda-vidas civis temporários que se somarão aos 539 militares da corporação (373) e da BM (166), num total de 950 agentes que atuarão em vigilância e salvamento em praias de mar e águas abrigadas, como rios e lagos.

Outros 52 bombeiros trabalharão na prevenção e combate a incêndios, resgate em rodovias, reforço operacional, serviço administrativo e projetos sociais. Completam a soma 405 bombeiros militares do efetivo orgânico das localidades de atuação da Operação RS Verão Total.

Além das bandeiras tradicionais, localizadas acima das guaritas para indicar as condições das ondas, também serão afixadas flâmulas perto da água, demarcando a área mais segura para banho nas proximidades dos postos de salvamento.

Em parceria com os municípios, foram preparados 275 postos de salvamento (guaritas) para a atuação dos guarda-vidas. Serão 209 pontos no Litoral Norte, 30 no Litoral Sul e 36 em águas internas.

O CBMRS vai utilizar ainda oito motonáuticas e 20 quadriciclos para patrulhamento na praia, ampliando a cobertura de vigilância, e fará a distribuição de folders, cartilhas e leques com instruções e cuidados para os banhistas, bem como pulseiras de identificação para crianças.

Brigada Militar

A BM atuará com 2.481 policiais.  Além dos efetivos orgânicos do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Litoral, do CRPO do Sul, do Comando Ambiental (CABM) e do CRBM – numa soma de 1.401 policiais militares –, a corporação vai suplementar a atuação com brigadianos do interior e capital. Com isso, serão mais 1.080 PMs na Operação RS Verão Total ao longo de todo o período.

Brigada Militar atuará com quase 2,5 mil policiais. Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Os policiais instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), irão desenvolver atividades de prevenção ao uso de drogas e a promoção à qualidade de vida. As atividades ocorrem nas seis Bases Móveis Comunitárias instaladas nas orlas de Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Cidreira e Cassino.

O Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) estará nas praias com a Escolinha de Trânsito itinerante, que atenderá todo litoral, acolhendo uma média de 100 crianças por dia, ensinando de forma lúdica os cuidados em ruas e estradas.

Polícia Civil

Na Polícia Civil, ao lado dos 504 policiais que compõem o efetivo orgânicos das regiões, 948 servidores entre delegados e agentes foram destacados para reforçar a atuação no Litoral Norte, Litoral Sul, Costa Doce, Serra e municípios fronteiriços.

Os policiais civis também irão realizar uma série de atividades educativas e de promoção à saúde e à qualidade de vida dos veranistas durante o período da Operação. Serão organizadas rústica infantil, circuito de palestras com equipe multidisciplinar do projeto Papo de Responsa e oficinas de educação para o trânsito, com minibuggys da Polícia Civil, entre outras programações.

Instituo-Geral de Perícias

O IGP também vai qualificar os serviços no Litoral com medico-legistas, técnicos em perícia, peritos criminais, papiloscopista e fotógrafos, num acréscimo de cem servidores ao efetivo local de 25 profissionais, para atender 24 horas os locais de crimes e perícia em veículos. Os postos de identificação estarão reforçados para acelerar a confecção de carteiras de identidade.

Detran

Para as ações preventivas de trânsito, o DetranRS contará com 24 servidores que irão ampliar a atuação no litoral. Serão organizadas blitze nas noites e madrugadas de terça a domingo, até o fim da Operação. O órgão fará também as tradicionais campanhas de conscientização, com distribuição de cartilhas e adesivos e veiculação de publicidade.

Videomonitoramento

Haverá ainda nove servidores do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) para dar apoio nas atividades de videomonitoramento.

Compartilhe

Postagens Relacionadas