O INSS promove, no fim de semana, um mutirão de perícias médicas nas agências do INSS em Santo Antônio da Patrulha e Osório, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A iniciativa será em dois dias: sábado (26) e domingo (27).
De acordo com a superintendência regional da Previdência Social, oito peitos médicos estarão mobilizados. Seis estarão na agência de Osório e dois em Santo Antônio da Patrulha. Serão cerca de 500 vagas disponíveis.
O segurado poderá fazer a antecipação ou agendamento inicial até esgotar as vagas de atendimento que serão realizadas nas duas agências envolvidas. As agendas vão contemplar perícias iniciais de benefício por incapacidade temporária (Auxílio-Doença), Acidente de Trabalho e Avaliação Pericial de Benefício Assistencial ao Deficiente (BPC/LOAS).
Quem já está agendado, com perícia com longa fila de espera poderá ligar para a Central de Teleatendimento 135 e solicitar antecipação para atendimento nos dias do mutirão. Moradores de outros municípios também serão atendidos no mutirão realizado no Litoral Norte, mediante agendamento. Até a manhã desta quarta-feira (23) havia muitas vagas disponíveis para a agência de Santo Antônio da Patrulha.
A iniciativa é coordenada pela Superintendência Regional Sul do INSS e faz parte do Programa de Enfrentamento à fila da Previdência Social (PEFPS), do Ministério da Previdência e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O objetivo do programa é reduzir prazo de espera da análise de requerimentos para 45 dias, conforme prevê a lei.
*Atualizado às 11h16, do dia 23/08/2023 para correção dos dias da semana da realização do mutirão.