INSS: atendimento presencial pode ser agendado a partir de segunda-feira

Mudança segue proposta do órgão de ampliar atendimento ao público

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Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Foto: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retoma, a partir desta segunda (14), o agendamento para atendimento presencial em suas unidades. Ao agendar o atendimento, o segurado poderá ir até uma agência com hora marcada.

Conforme o INSS, o agendamento continua sendo feito pelo Meu INSS (site gov.br/meuinss e aplicativo para celulares) e telefone 135. É importante frisar que esses serviços também continuam disponíveis de forma inteiramente digital, sem a necessidade de comparecimento nas agências. Ao todo, o INSS oferece 91 serviços pelos canais remotos.

Atendimento espontâneo

O instituto informou que somente em casos excepcionais em que o segurado não tenha acesso à internet ou telefone, como preveem as normas, ele vai poder procurar as agências físicas para realizar agendamento ou para tirar dúvidas.

Pandemia

Desde 2020, em virtude da pandemia da Covid-19, o INSS tomou uma série de medidas para evitar aglomerações nas unidades de atendimento e restringiu o atendimento presencial mediante agendamento apenas aos serviços que não podiam ser feitos de forma remota, como a realização de perícias médicas, avaliação social, reabilitação profissional e justificação administrativa.

Com o avanço da vacinação, o INSS retomou gradualmente o atendimento presencial, reforçando seu compromisso social com a população em manter o atendimento contínuo com constantes aprimoramentos para que nenhum segurado seja prejudicado.

O retorno do agendamento foi anunciado na última semana, conforme as portarias 1.413 e 982 e Retificação, publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

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