
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiram alertas de tempo severo, com risco de chuvas fortes e descargas elétricas em municípios do Litoral Norte. Moradores da região devem ficar atentos, pois em algumas localidades a chuva deve ultrapassar a marca dos 100mm.
O alerta do Inmet é de cor laranja, que representa “perigo”, e é válido até as 10 horas desta terça-feira (08). “Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco”, diz o aviso.

Já a Defesa Civil alterou o status de “atenção” e “alerta” para a inclusão da possibilidade de evento severo (vermelho) para chuva forte e volumosa, com descargas elétricas no sul e em todo o litoral do Rio Grande do Sul.
“Entre segunda e quinta-feira, o avanço e aprofundamento de um sistema de baixa pressão, juntamente com o fluxo de umidade proveniente do Norte do País e do oceano, favorecem a chuva forte, volumosa e persistente em boa parte do Estado, acompanhada de descargas elétricas”, explica o órgão.

Segundo a Defesa Civil, na terça-feira o sistema deve avançar e seguir contribuindo para a chuva forte e persistente, acompanhada de descargas elétricas, alagamentos e temporais pontuais. “Os acumulados variam entre 30 e 60 mm/dia no Nordeste, Região Metropolitana de Porto Alegre, Vales, Serra e no Litoral Norte, podendo chegar próximo aos 100 mm/dia no Noroeste, parte do Norte, e ultrapassar em áreas do Sul, Litoral Sul e Médio”, afirma.
Vento
As rajadas de vento variam entre 50 e 70 km/h, podendo pontualmente chegar aos 80 km/h no Sul, Costa Doce, e Litoral Sul e Médio, deixando o mar agitado, com ressaca forte (ondas variando de 2,5m a 3,0m).
Inundação

Em função dos altos acumulados previstos para região litorânea, com chuvas fortes, a Defesa Civil alerta para risco de inundação em cidades do Litoral Norte e cabeceiras do rio do Sinos, que estão em vermelho no mapa hidrológico acima. Nesses locais há possibilidade de ocorrer inundação em rios e arroios, risco já apresentado nas faixas de atenção e alerta.
A Defesa Civil orienta: se você mora em áreas com declividade, fique atento aos possíveis sinais de deslizamentos de terra tais como postes e árvores inclinadas, fendas ou rachaduras no terreno ou nas paredes e muros, barulhos que venham das paredes e pisos. Se observar quaisquer desses sinais, saia imediatamente e fique em local seguro.
Se você mora em áreas com alagamentos ou inundações frequentes, procure informações junto à prefeitura da sua cidade para saber como agir caso seu município seja atingido por desastres.
Semana começa com chuva e termina com predomínio de sol no Litoral Norte