Incêndios em vegetação ameaçam a rede elétrica

Compartilhe

Os incêndios em vegetação causam prejuízos irreparáveis para o meio ambiente e geram transtornos para toda a população. Somente em setembro, mais de 30 ocorrências foram registradas no Litoral Norte, pelo 9º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM).

Uma dessas ocorrências provocou um incêndio em uma linha de transmissão de energia elétrica. Mais de 50 mil clientes da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) dos municípios de Torres, Terra de Areia, Maquiné, Três Forquilhas, Itati, Três Cachoeiras, Dom Pedro de Alcântara, Mampituba e Morrinhos do Sul ficaram sem luz, por cerca de três horas.

Ao Litoral na Rede, o gerente regional da CEEE no Litoral Norte, José Antônio Corrêa Andrade, afirmou que a causa do defeito foi o fogo no mato, entre os quilômetros 58 e 59 da Estrada do Mar. “Na verdade, o fogo na vegetação começou nos dias anteriores, quando os bombeiros atuaram no local e conseguiram controlar, mas aconteceu novamente”, informou.

Andrade relatou ainda que os técnicos da companhia chegaram enquanto o mato ainda pegava fogo ao redor e imediatamente acionaram o Corpo de Bombeiros para o combate ao incêndio.

“Esse tipo de ocorrência é comum, mas a atuação das equipes junto aos bombeiros também é rápida. O fogo em vegetação pode causar a queima de postes, comprometendo o funcionamento de alimentadores e circuitos, que são equipamentos da rede de distribuição de energia que agrupam número menor de clientes e, por isso, nem sempre têm tanta repercussão”, alertou.

Caso de Polícia

Imagem: reprodução CEEE

O gerente regional da companhia explicou que quando há suspeita e/ou confirmação de incêndio criminoso que afeta o fornecimento de energia elétrica, o fato é levado para a Polícia Civil e é feito um boletim de ocorrência. “Mantemos uma boa relação institucional com as autoridades da área de segurança pública, que, quando acionadas, nos dão o respaldo necessário à execução do nosso trabalho. Além disso, sempre que é o caso, registramos o boletim de ocorrência para que os órgãos de direito possam realizar o seu trabalho”, explicou Andrade.

Investimentos

De acordo com Andrade, de janeiro a setembro o investimento da CEEE Distribuição no Litoral Norte foi de R$ 12,8 milhões. “São serviços que vão desde o que chamamos de expansão de redes de distribuição, até manutenções preventivas e corretivas que qualifiquem ainda mais o serviço prestado pela concessionária aos clientes da região. Além dos investimentos já realizados, estão em andamento outros da ordem de R$ 5,2 milhões”, finalizou.

Compartilhe

Postagens Relacionadas