Imbé terá mutirão de castração para 200 fêmeas de cães e gatos

Além da castração, microchips também serão instalados nos animais

Compartilhe

Foto: Ivan de Andrade / Decom / Imbé.

Um mutirão de castração será realizado em Imbé nos dias 03 e 17 de setembro para quem já realizou o cadastro. O Departamento de Proteção Animal (DEPAN), ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura (SEMMAPA) é o organizador da ação, que castrará cerca de 200 fêmeas de cães e gatos, além de implantação de microchips nos animais.

Os pets em situação de rua, semi-domiciliados e comunitários, além de animais de protetores independentes e de famílias reconhecidamente como vulneráveis socialmente estão aptos para os devidos cuidados por parte dos profissionais. A equipe do DEPAN ficará à disposição na clínica veterinária, onde o procedimento será realizado, para receber os tutores e seus animais. Para os animais em situação de rua, comunitários e semi-domiciliados, o transporte será feito por veículos da SEMMAPA e da própria clínica.

A realização do mutirão é possível devido um programa do Governo do Estado que Imbé faz parte. A ação também conta com a parceria da clínica veterinária conveniada. O município assumiu o compromisso e a responsabilidade do controle populacional de animais, através da esterilização cirúrgica com a Lei 1908/2018, que instituiu o programa de proteção e de manejo reprodutivo de cães e gatos.

“Uma única cadela de porte grande pode gerar até dez crias e, se seus descendentes continuarem a se reproduzir, podem atingir o número de 64 mil nascimentos em seis anos”, afirmou o veterinário do DEPAN, Yago Caye. “Esse contingente é ainda maior se forem felinos, pois seu ciclo reprodutivo é mais curto. Assim, continua a aumentar a população de animais que podem, em muitos casos, ser abandonados. Além de passarem fome, frio e serem vítimas de maus-tratos durante sua vida, influenciando também a disseminação de doenças”, concluiu.

“A castração não somente evita ninhadas indesejadas, mas também se torna uma questão de saúde, já que castrando o seu animal você está prolongando a vida dele, e proporcionando mais bem-estar durante este período”, explicou a diretora do DEPAN, Giovana Ghidini. A Prefeitura disponibiliza o telefone (51) 3627-8556 ou e-mail depan@imbe.rs.gov.br para tirar demais dúvidas e para quem deseja realizar o cadastramento.

Compartilhe

Postagens Relacionadas