
As secretarias de Pesca (SEMP) e de Obras e Viação (SMOV) de Imbé iniciaram a demarcação das áreas de praia destinadas aos pescadores. As equipes da prefeitura estão instalando placas ao longo da orla.
Segundo o secretário Giovani Pereira, o intuito da iniciativa é organizar e demarcar a área de pesca na beira da praia, com placas de identificação dos pescadores e a posição do GPS. Cada ponto tem 250 metros de extensão.
Giovani destaca que os órgãos de segurança e fiscalização, como a Patrulha Ambiental da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (PATRAM), Marinha do Brasil e a Guarda Municipal de Imbé (GMI) terão os registros de cada pescador. Essas informações serão utilizadas caso aconteça algum problema nas áreas delimitadas, para que o profissional responsável seja contatado.
“Às vezes, vão pessoas lá e cortam os cabos e, com isso, pode acontecer um acidente. Então, cada pescador será responsável pela sua área. Cada um vai ter a sua responsabilidade, seus deveres e seus direitos. Com isso, conseguiremos organizar a nossa faixa de areia. Outro exemplo é que, se acontecer algum acidente com o surfista, eles têm o respaldo dos pescadores também por saber quem é o pescador responsável por aquela área”, destaca Giovani.