Guarda Municipal de Tramandaí atende mais de 400 ocorrências e prende 93 no primeiro semestre

Secretaria de Segurança confirma renovação da frota e projeta ampliar o efetivo da  GMT

Compartilhe

Guarda Municipal de Tramandaí atendeu 418 ocorrência no primeiro semestre. Foto: Paola Damásio / Ascom PMT

A Guarda Municipal de Tramandaí (GMT) atendeu 418 ocorrências e prendeu 93 pessoas no primeiro semestre de 2022. O balanço das ações entre janeiro e junho foi divulgado nesta semana pela Secretaria de Segurança, Direitos Humanos e Transporte.

Entre as principais ocorrências de crime, destaque para flagrantes de tráfico ou posse de entorpecentes, com 22 casos. Os guardas municipais recuperaram 15 veículos furtados ou roubados. Também realizaram 10 prisões por furto, nove por crimes de trânsito, como embriaguez ao volante, e capturaram sete foragidos da justiça.

O secretário de Segurança de Tramandaí, Claudiomir da Silva Pedro, salientou que o trabalho conta com apoio do sistema de cercamento eletrônico. No mês de junho, mais quatro câmeras foram instaladas na cidade, totalizando 35 equipamentos, sendo 11 com software que identifica irregulares em veículos, como registros de furto e roubo.

Claudiomir também projeta ampliação dos serviços da GMT. Segundo ele, para este segundo semestre será concluída a renovação de frota, com a chegada de três novas viaturas. “A licitação já foi concluída e o prazo de entrega dos veículos é de 60 dias. Depois, precisamos colocar os equipamentos, por isso, em até 90 dias, queremos estar com as novas viaturas em operação”, disse ao Litoral na Rede.

Os novos veículos são dois SUVs Fiat Pulse e um automóvel Fiat Mobi. Com esse reforço, as antigas Pálio Weekend da GMT serão retiradas de serviço. A frota contará, ao todo, com oito veículos.  Além dos três novos, há um SUV Hyundai Creta, um Volkswagen Voyage e três motos, que já são utilizados pelos guardas municipais.

Sistema de cercamento eletrônico conta com 35 câmeras em Tramandaí. Foto: Alanna Hanna / Ascom PMT

O secretário Claudiomir também reiterou a intenção de ampliar o efetivo da GMT. Ele explicou que, para convocar aprovados em concurso, depende da abertura de uma turma na escola de formação de guarda municipais, que funciona em Gravataí.

“A expectativa é termos este reforço no efetivo no primeiro semestre de 2023. A ideia é convocar de 10 a 20 servidores, conforme disponibilidade orçamentária”, explicou o secretário.

Compartilhe

Postagens Relacionadas