A tarde de domingo (12) foi de frustração para os mais de 51 mil torcedores tricolores que foram assistir Grêmio e Corinthians na Arena, em Porto Alegre, pela 34ª rodada do Brasileirão. Debaixo de muita chuva, o Tricolor foi derrotado por 1 a 0 e terminou a partida um pouco mais distante do sonho do título da competição.
O Corinthians jogou praticamente desde o começo da partida com um atleta a menos em campo. Aos sete minutos, Bruno Mendez deu entrada violenta no tornozelo de Lucas Besozzi e recebeu amarelo. Após revisar o lance no VAR, o árbitro expulsou o zagueiro corintiano.
Mesmo em vantagem numérica, o Grêmio pouco pressionou o time paulista, que abriu o marcador ainda na primeira etapa. Após cobrança de escanteio, Lucas Veríssimo ajeitou de cabeça para Romero que, cara a cara com Grando, deu um carrinho e empurrou para as redes, marcando o gol da partida, aos 33 minutos.
O Grêmio ainda jogou a reta final de partida com 10 jogadores. Bruno Alves fez falta em Fágner no meio de campo e recebeu cartão vermelho direto, aos 35 minutos. No 10 contra 10, o Grêmio pressionou o Corinthians, que já não contava com o goleiro Cássio, substituído por lesão na metade da etapa final, mas não conseguiu empatar a partida. O time de Renato Portaluppi ainda saiu na bronca com a arbitragem por conta de dois lances polêmicos dentro da área envolvendo Luis Suárez e André, mas em nenhum deles foi marcado pênalti.
Com a derrota, o Tricolor deixou a vice-liderança e agora é terceiro colocado, com 59 pontos, três a menos que o Palmeiras, que goleou o Inter e é o novo líder, e um a menos que o agora vice-líder Botafogo, que empatou em 2 a 2 com o Red Bull Bragantino, ambos ainda com um jogo a menos em relação aos outros dois times.
Com a pausa de duas semanas para os jogos das Eliminatórias da Copa, o Grêmio só volta a campo no dia 26 de novembro, às 16h, para enfrentar o Atlético-MG, fora de casa.