Grêmio encerra ‘novela’ e anuncia contratação do centroavante uruguaio Luis Suárez

Ex-parceiro de Messi e Neymar Jr. no Barcelona, jogador deve chegar a Porto Alegre na próxima semana

Compartilhe

Foto: Divulgação / Grêmio FBPA

A torcida gremista terá um motivo a mais para celebrar a virada do ano. Após conquistar o acesso à Série A do Brasileirão, o Tricolor jogará a primeira divisão do campeonato nacional com um nome de peso no elenco: o experiente atacante uruguaio Luis Suárez, de 36 anos, foi confirmado no início da tarde deste sábado (31) como novo reforço do Grêmio. Ele assina por duas temporadas.

A negociação entre Grêmio e Suárez teve início há cerca de dois meses, antes mesmo do pleito que consagrou Alberto Guerra como novo presidente do clube gaúcho. A informação vazou na imprensa e foi confirmada por Guerra, que tratou o negócio como difícil por conta de uma proposta de um time da Major League Soccer (MLS), dos Estados Unidos, que seria superior à oferta gremista. Desde então, criou-se uma espécie de novela em torno da possível contratação da estrela internacional.

Na Copa do Mundo do Catar, Suárez agradeceu o interesse do clube gaúcho, durante uma coletiva de imprensa da seleção uruguaia. “É lindo saber que reconhecem o trabalho que eu faço dentro de campo. Que um clube como o Grêmio tenha interesse no meu trabalho é muito importante para um jogador como eu. Mas disse que naquele momento eu estava com a minha cabeça focada no Mundial, que não tomaria nenhuma decisão. Eu agradeci (aos dirigentes) pelo carinho que me deram”, justificou o jogador.

Com Guerra eleito e o Mundial finalizado, as negociações foram retomadas. De acordo com jornalistas que acompanham os bastidores da negociação, a vinda de Suárez para o Grêmio será sustentada por um projeto ancorado por pelo menos cinco marcas parceiras do clube – e que cujos nomes ainda não foram confirmados. As empresas aportarão os recursos financeiros para custear os salários do jogador, estimado em R$ 1,5 milhão por mês. Em troca, poderão utilizar a imagem de Suárez em ações publicitárias.

A negociação se arrastou ao longo dos últimos dias. Havia expectativa de que o reforço fosse anunciado ainda antes do Natal, o que acabou não se confirmando. Após um intenso vai e vem de documentos e minutas contratuais elaboradas pelo departamento jurídico do clube e revisadas pelo staff do atleta, a negociação foi finalmente concretizada neste sábado. O vice-presidente de futebol Paulo Caleffi e o diretor de futebol Antonio Brum viajaram a Montevidéu, onde o centroavante uruguaio tem residência, para selar o acordo.

Ainda não há confirmação de quando o jogador e ídolo uruguaio deve chegar em Porto Alegre para ser apresentado como reforço gremista. A ideia, contudo, é que isso aconteça já na próxima semana. Fala-se, inclusive, em uma ação na Arena do Grêmio, aos moldes dos eventos realizados pelos principais clubes europeus para apresentação dos seus grandes reforços.


Sobre o jogador

Ídolo da torcida uruguaia, Luis Suárez, o “Luisito” ou “Pistolero”, ganhou projeção no mundo do futebol em 2005, quando iniciou sua primeira passagem pelo Nacional, segundo maior clube do país. Ele também é considerado um dos maiores nomes da história da seleção charrúa, embora não estivesse em sua melhor forma na Copa do Mundo do Catar.

O camisa 9 do Uruguai é o maior artilheiro da história da seleção celeste, com 68 gols em 137 partidas. Entre os clubes, Suárez acumula passagens por Barcelona (onde integrou o chamado ‘trio MSN’, com Lionel Messi e Neymar Jr.) e Atlético de Madrid, ambos da Espanha, Liverpool, da Inglaterra, e Ajax, da Holanda, entre outros.

Seu último time foi o Nacional, para onde voltou em julho deste ano. Na passagem, encerrada em novembro, o “Pistolero” marcou oito gols em 20 jogos e conquistou o título do campeonato uruguaio.

Compartilhe

Postagens Relacionadas