A Dupla Gre-Nal entrou em campo com pouca coisa a decidir na última rodada da fase de grupos do Gauchão 2023, disputada na tarde deste sábado (11). Com time misto, o Inter goleou o Esportivo por 4 a 1 no Estádio Beira-Rio. Já o Grêmio, completamente reserva e repleto de garotos oriundos da base, ficou no 0 a 0 com o Ypiranga, em Erechim, graças a intervenções providenciais do goleiro Brenno.
Em Porto Alegre, o Colorado saiu perdendo. Logo a 7 minutos da primeira etapa, Xandy recebeu na esquerda, dominou e mandou para o fundo da rede. A reação do Inter foi rápida: aos 16, Wanderson cruzou na medida e encontrou Maurício, que chutou de primeira e empatou a partida.
A equipe da casa seguiu pressionando o adversário e, aos 35, chegou à virada. Wanderson fez mais uma boa jogada individual pelo lado direito e cruzou para Luiz Adriano, na grande área, virar a partida. Foi o primeiro gol do atacante nessa segunda passagem pelo time gaúcho.
No segundo tempo, o Inter foi seguro e não deu chances para o Esportivo crescer na partida. O placar foi ampliado aos 16 minutos, quando Maurício fez boa jogada e serviu Alan Patrick, que tocou para as redes, marcando o 3 a 1. Antes do apito final, Alemão aproveitou o rebote dentro da pequena área e deu números finais à partida: Inter 4 a 1 sobre o Esportivo.
Enquanto isso, em Erechim, o Grêmio encontrava muitas dificuldades para superar o Ypiranga, que também mandou a campo um time alternativo. O Tricolor, treinado pelo auxiliar Alexandre Mendes, praticamente não criou nenhuma oportunidade de gol na primeira etapa da partida. A equipe da casa, no entanto, esteve perto de abrir o placar em pelo menos três oportunidades claras que só não foram convertidas em gol graças a defesas importantes do goleiro Brenno.
Na segunda etapa, a entrada de jovens oriundos da base deu sangue novo ao time. Zinho e Rubens tentaram criar as principais oportunidades, mas não conseguiram superar a defesa da equipe de Erechim. O Tricolor ainda perdeu o lateral João Pedro, expulso após levar o segundo amarelo na reta final da partida.
Encerrados os seis jogos simultâneos da última rodada da primeira fase do campeonato, os confrontos das semifinais ficaram assim definidos:
Grêmio x Ypiranga – líder absoluto da competição, o Tricolor voltará a enfrentar o Canarinho, que terminou em 4°. As duas equipes fazem o jogo de ida em Erechim e a partida da volta na Arena.
Inter x Caxias – o Colorado, vice-líder da fase inicial, vai à Serra fazer a partida de ida contra o Caxias, terceiro lugar. O jogo da volta será no Beira-Rio.