Gari trabalha com fantasia de mosquito e faz alerta contra a dengue no Litoral Norte

Casos confirmados da doença na região triplicaram em menos de 20 dias

Compartilhe

Vídeo publicado em suas redes sociais, gari pede atenção da população para o combate ao Aedes egypti. Imagens: reprodução @foguetinho_051 / Arte: Litoral na Rede

Um gari entrou na luta para alertar sobre a dengue no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Fantasiado de mosquito Aedes aegypti, o trabalhador correu atrás do caminhão de coleta de lixo nas ruas de Imbé.

A iniciativa é de Antônio Henrique Conceição, conhecido como “Foguetinho”. Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o gari pede atenção da população para combate ao Aedes egypti: “Tem que cuidar com a água parada, até mesmo no lixo, procurar ensacar bem direitinho o lixo pra não acumular mosquito”, disse pendurado ao caminhão.

O alerta do gari, que mostra a sua rotina de trabalho em vídeo na internet, é importante em um contexto de avanço dos casos de dengue no Rio Grande do Sul, inclusive no Litoral Norte. A região acumula, em 2024, até a manhã desta sexta-feira (15), 83 diagnósticos da doença, sendo 58 deles, desde 28 de fevereiro.


Desde o fim do mês passado, o número de casos confirmados mais do que triplicou nos 23 municípios do Litoral Norte. Em 48 horas, na quarta e na quinta, foram 23, conforme dados consultados pelo Litoral na Rede em painel oficial da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Além disso, a região tem outros 243 casos notificados, que seguem em investigação.

Os municípios com maior número de confirmações são Santo Antônio da Patrulha (18), Torres (15), Tramandaí (15), Osório (7), Imbé (7) e Capão da Canoa (6).

Veja abaixo a situação da dengue em cada um dos municípios do Litoral Norte

MUNICÍPIO CONFIRMADOS INVESTIGAÇÃO
Arroio do Sal 0 3
Balneário Pinhal 0 4
Capão da Canoa 6 3
Capivari do Sul 0 0
Caraá 0 1
Cidreira 1 2
Dom Pedro Alcântara * *
Imbé 7 36
Itati * *
Mampituba * *
Maquiné 2 21
Morrinhos do Sul 0 1
Mostardas * *
Osório 7 28
Palmares do Sul 1 1
Santo Antônio da Patrulha 18 26
Tavares 0 0
Terra de Areia 0 1
Torres 15 57
Tramandaí 15 50
Três Cachoeiras 5 8
Três Forquilhas 2 0
Xangri-Lá 4 1
Sem dados (*) / (*)

Compartilhe

Postagens Relacionadas