Fortes chuvas causam destruições no RS; governo contabiliza 10 mortes

21 pessoas seguem desaparecidas; mais de 100 municípios gaúchos são  afetados

Compartilhe

Há prejuízos reportados em 104 dos 497 municípios gaúchos.

Os elevados volumes de chuvas nos últimos dias causaram ao menos 10 mortes no Rio Grande do Sul. Outras 21 pessoas estão desaparecidas. A atualização foi divulgada na manhã desta quarta-feira (1°) pela Defesa Civil Estadual.

De acordo com o boletim, há ainda 11 pessoas feridas. Há prejuízos reportados em 104 dos 497 municípios gaúchos.

As mortes confirmadas são decorrentes de enxurradas e deslizamentos de terra. Os óbitos foram registrados nos municípios de Paverama (2), Salvador do Sul (2). Pantano Grande (1), Itaara (1), Encantado (1), Segredo (1), Santa Maria (1) e Santa Cruz do Sul (1).

Há desaparecidos em Candelária (8), Encantado (6), Roca Sales (4), São Vendelino (2) e Salvador do Sul (1). Desde a noite dessa terça-feira (30), aeronaves da Força Aérea Brasileira auxiliam no resgate de pessoas ilhadas na região central do  Estado.

O estado tem dezenas de estradas bloqueadas devido a inundações, quedas de barreiras e danos no pavimento ou em pontes.

Um novo alerta vermelho, de grande perigo, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está em vigor para praticamente todo o Rio Grande do Sul. O aviso de acumulado de chuva iniciou às 9h30 desta quarta e se estende até às 8h de quinta-feira (02).

Imagem: reprodução Inmet

“Chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco”, diz o aviso do Inmet.

O alerta vermelho incluiu o Litoral Norte do Estado. A única região gaúcha que não está na área é o extremo sul e fronteira com o Uruguai. Ele também vale para as cidades mais ao Sul de Santa Catarina.

Leia também

Vendavais, raios e granizo: saiba como se proteger durante tempestades

Compartilhe

Postagens Relacionadas