
O outono, nova estação, que inicia oficialmente, na noite desta segunda-feira, 20 de março, no hemisfério sul, é marcado pela redução gradativa das temperaturas. As máximas começam a diminuir ao longo dos próximos meses.
No Litoral Norte do Rio Grande do Sul, em março, os termômetros ainda atingem até 28°C. Em abril, as máximas ficam, em média, nos 25°C, caindo para 22°C, em maio. No caso das mínimas, em março ainda vemos média de 19°C, caindo para 16°C, em abril, e chegando a 13°C, em maio.
Já as médias de chuvas acumuladas, na região, variam entre 86 a 104 milímetros. A previsão para este ano de 2023 é que, com o fim do fenômeno La Niña, o outono seja mais chuvoso, o que não será de todo mal para o Rio Grande do Sul, que enfrentou severa estiagem nos últimos três anos.
Como se trata de uma estação de transição, entre o verão e o inverno, as massas de ar quente e frio ficam variando ao longo dos próximos meses e os ciclones extratropicais começam a ocorrer com mais frequência e eventos severos de tempo também são mais comuns no outono.
Os veranicos de maio também são normais, caracterizando-se por três a quatro dias de altas temperaturas. O outono começa às 18h25 de 20 de março e segue até às 11h58, do dia 21 de junho de 2023.
Veja a previsão do tempo para a primeira semana do outono. Clique aqui.
Por Ludmila Pochmann / Meteorologista do Litoral na Rede.
A Previsão do Tempo no Litoral na Rede tem o apoio da Espaço Pet Clínica Veterinária e da Prefeitura Municipal de Tramandaí . Sua marca também pode estar aqui. Se você também quer ser patrocinador deste serviço, envie uma mensagem para o WhatsApp 51-99113-0101 e a nossa equipe entrará em contato.