Fim de semana registra presença de guarda-vidas em guaritas do Litoral Norte

Estado antecipou início da atuação dos profissionais na região; veja guaritas em operação

Compartilhe

Foto: Litoral na Rede / Arquivo

Quem aproveitou o sábado (28) para circular pela orla das praias do Litoral Norte do Rio Grande do Sul pode ter encontrado uma surpresa, digamos, inesperada: quase 200 guarda-vidas iniciaram, neste fim de semana, os trabalhos em 40 guaritas localizadas entre Torres e Palmares do Sul [veja lista no final da matéria].

Em 2023, ao contrário do que vinha ocorrendo até o ano passado, o Estado modificou os decretos estaduais que regulamentam a Operação Verão, fazendo com que as praias mais movimentadas recebessem a presença dos profissionais de salvamento cerca de 50 dias antes do início das atividades em toda a faixa litorânea.

Conforme o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), as cidades que terão o maior número de guaritas com guarda-vidas neste e nos próximos finais de semana ficam nos municípios de Torres e Capão da Canoa: nestas cidades haverão seis estruturas cobertas pela atuação dos profissionais.

O cenário se repetirá nos finais de semana que antecederem a alta temporada, inclusive no feriadão de Finados: na quinta (02) e na sexta-feira (03), porém, o número de guarda-vidas na beira-mar será menor em relação aos que estarão nos sábados e domingos.

“O critério de distribuição é essencialmente técnico. Até o início da Operação Verão, o serviço será executado aos finais de semana, nas praias de maior registro de público, obedecendo as estatísticas”, explica o coronel José Carlos Sallet de Almeida e Silva, subcomandante-geral do CBMRS, à reportagem do Litoral na Rede.

Ele explica que a recertificação anual dos guarda-vidas que atuarão nas praias gaúchas consiste em cinco dias de atividades, sendo os três primeiros destinados à verificação das condições individuais de preparo e condicionamento técnico.

“Nos dois últimos dias, os guarda-vidas são empregados em serviço operacional, a título de estágio preparatório para a atividade que se inicia com a Operação Verão, que se dará no dia 15 de dezembro”, acrescenta o coronel Sallet.

Ainda que tanto o sábado quanto o domingo (29) não sejam dias tipicamente propícios para o banho de mar, a orientação para quem se aventurar a entrar na água — seja neste ou nos próximos finais de semana — segue a mesma.

“Sempre procurar um local adequado para o banho de mar, aquele em que haja presença de guarda-vidas e esteja devidamente demarcado pra banho. Em água de mar, não se deve ultrapassar a linha da cintura (dentro d’água), e em águas abrigadas, não ultrapassar a linha do peito”, orienta o subcomandante.

Sallet acrescenta que a ingestão de bebida alcoólica ou de alimentos em grande quantidade também devem ser evitadas antes de entrar na água.

“Mas a principal dica é jamais entrar na água para tentar salvar quem esteja se afogando. Nesses casos, o melhor a fazer é acionar o socorro especializado, ou seja, o Corpo de Bombeiros”, complementa.

Veja as guaritas em operação e a distribuição de profissionais:

Torres (guaritas 1, 5, 7, 8, 10 e 11) – 30 guarda-vidas

Arroio do Sal (34, 37, 38 e 39) – 18 guarda-vidas

Capão da Canoa (74, 75, 76, 77, 79 e 80) – 25 guarda-vidas

Xangri-Lá (85, 86, 92 e 94) – 18 guarda-vidas

Imbé (108, 130, 133, 136 e 137) – 26 guarda-vidas

Tramandaí (142, 145, 146 e 152) – 22 guarda-vidas

Nova Tramandaí (159, 162, 163 e 167) – 18 guarda-vidas

Cidreira (180, 183, 184, 185 e 187) – 22 guarda-vidas

Quintão (213 e 215) – 10 guarda-vidas

Compartilhe

Postagens Relacionadas