
O sol apareceu e presenteou o público que esteve no Centro Municipal de Eventos de Tramandaí neste domingo (17), último dia do 31° Festival Nacional de Peixes e Frutos do Mar. Desde cedo, os pavilhões de expositores e a praça de alimentação registraram grande movimento na despedida de uma edição do tradicional evento gastronômico do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
O secretário municipal de Turismo, Rojoel Amaral, estima uma público, entre pagantes e não pagantes, de 100 a 120 mil pessoas nas três semanas do Festival. Os números consolidados devem ser fechados nos próximos dias, já que na noite deste domingo ocorre mais um show nacional, com a dupla Cesar Menotti & Fabiano.
“Desde o lançamento, nós anunciamos que queríamos fazer a maior edição dos últimos tempos e a gente está bem satisfeito com o resultado do público que veio até aqui,” disse Rojoel.
O secretário também destacou que, nesta edição, houve um acordo com os restaurantes da praça de alimentação, que garantiu uma padronização da tainha assada servida aos visitantes do evento. “Foi vendida só a tainha da feste e tivemos vários elogios em relação à tainha assada na brasa”, afirmou.
O prefeito de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto, agradeceu a participação da comunidade e dos veranistas que vieram prestigiar o evento. “Nós estávamos há dois anos sem nenhum evento na cidade e agora retomando com esta grande festa, que tem a tainha assada como nosso carro-chefe. É uma alegria muito grande estarmos concluindo e São Pedro sendo parceria com o sol”, finalizou.
Mesmo depois da maratona de divulgação da festa e de três semanas do evento, as soberanas e a tainha, mascote do festival, mantiveram o ritmo e a simpatia para receber os visitante no Centro de Eventos. A tainha se reuniu com uma convidada especial, a abelha “Melinha”, que veio de Balneário Pinhal para divulgar a 6ª edição do Festimel– Festa do doce e do Mel, que irá ocorrer de 19 a 28 de maio de 2023.
“É uma alegria enorme ver todo esse povo festejando e participando da 31ª edição aqui no nosso maravilhoso Centro de Eventos”, disse o vice-prefeito Flavio Corso. Ele também destacou o impacto do festival na economia da cidade. “Eu estive conversando com todos os nossos comerciantes e todo eles foram unanimes em dizer que esta foi umas das maiores edições da nossa Festa do Peixe”, afirmou.
Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, mais de 1.000 pessoas trabalham nesta edição do evento. A festa também recebeu autoridades estaduais, como pré-candidatos ao governo do Estado. Neste domingo, foi a vez do deputado estadual Gabriel Souza (MDB), que estava acompanhado do ex-prefeito de Tramandaí, Edegar Rapaki.























