Festival de Balonismo de Torres anuncia os pilotos vencedores

Evento reuniu milhares de pessoas durante o feriadão; veja as imagens

Compartilhe

Foto: Prefeitura de Torres

O 33º Festival Internacional de Balonismo de Torres encantou a garantiu lindas imagens que ficarão na história da cidade. As competições com número recorde de 69 pilotos, os espetáculos do Night Glow e outras atrações, como os shows musicais garantiram lotação máxima no Parque do Balonismo, especialmente durante o fim de semana.

O sol apareceu durante todo o evento. O vento também marcou presença e impediu o voo dos balões nas tardes de sábado e domingo. As provas realizadas no início da manhã, no entanto, não foram prejudicadas e o céu da cidade ficou multicolorido.

Na tarde deste segunda-feira (1º), a Federação Gaúcha de Balonismo, que é responsável pela direção técnica do festival, anunciou os pilotos vencedores desta edição.

O paulista Filipe Tostes conquistou o título e é o Campeão do 33º Festival Internacional de Balonismo de Torres. Essa é a segunda vez que o esportista conquista o prêmio. A primeira vez ocorreu em 2014. Filipe é natural de Piracicaba, interior de São Paulo. Mas, é em Alto Paraíso de Goiás, município de Goiás, que o esportista montou uma base para a vida e para o trabalho com voos comerciais, inclusive na Chapada dos Veadeiros.

Os 10 melhores pilotos desta edição são: Filipe Tostes (1° lugar), Lupércio Lima (2° lugar), Reni Pinho (3° lugar), João Vitor Justo (4° lugar), Murilo Hoffmann (5° lugar), Ricardo Lima (6° lugar), Homero Antunes (7° lugar), Felipe Santucci (8° lugar), Eduardo Valduga (9° lugar) e Rogério Daitx (10° lugar).

Além das provas com a participação de 64 balões pilotados por brasileiros e outros cinco de outros países, os balões com formas mais uma vez grandes atrações para o público.  Entre, o pica-pau e bandeira do Brasil.

O público também teve uma surpresa, com um balão inédito no festival. O Baby Car tem formato de carrinho de bebê. É um brinquedo gigante no céu. O balão pertence ao Parque Tarundu de Campos do Jordão, em São Paulo, e foi conduzido pelo piloto Maicon Marcuz.

Ele tem 40m de altura e 3.700 m3 e foi premiado como balão mais bonito no Festival Internacional do México. Já esteve em diversos outros países, como Taiwan e Estados Unidos.

010523 BALONISMO TORRES 3
Foto: Prefeitura de Torres
010523 BALONISMO TORRES 4
Foto: Prefeitura de Torres
010523 BALONISMO TORRES 7
Foto: Prefeitura de Torres

Outra grande atração do festival foi, mais uma vez, o Night Glow. Os balões iluminados garantiram um espetáculo visual nas noites do evento.

Night Glow. Foto: Gabriel Zaparolli

O piloto torrense Rogério Daitx, que é presidente de Federação, destacou que a cidade se consolidou ao longo das últimas décadas como um dos principais polos do balonismo no Brasil.

“A geografia da nossa cidade facilita muito os voos de balão, para os pousos. Assim que nós decolamos nós vimos o mar, a serra, os rios, as lagoas, vimos cidade e vimos também o interior, as fazendas. Isso para o piloto é tu pegar um monte de cidades numa só.  É um microclima que facilita para nós voarmos, tem ventos já direcionados, bem posicionados. As belezas naturais encantam a nós pilotos e os passageiros que nós levamos”, disse Rogério.

010523 BALONISMO TORRES 5
Foto: Prefeitura de Torres
010523 BALONISMO TORRES 6
Foto: Prefeitura de Torres

Compartilhe

Postagens Relacionadas