Exposição garante viagem no tempo e mostra Tramandaí de quase 100 anos atrás

Artista desenvolveu desenhos que mostram a cidade na primeira metade do século XX, a partir de registro fotográficos

Compartilhe

Exposição fica até 15 de setembro no Museu Histórico Municipal de Tramandaí. Foto: Alanna Hanna / Ascom PMT

No mês em que Tramandaí completa 57 anos de emancipação, uma exposição permite fazer uma longa viagem e voltar quase 100 anos no tempo. Onze desenhos, elaborados a partir de registros fotográficos, que retratam a cidade nos anos 1920 e 1930 integram a mostra “Tramandahy: um passeio pela cidade no início do século XX”.

As obras foram desenvolvidas pelo ator, diretor, instrutor de teatro e produtor cultural, Ed Oliveira. Vivendo em Tramandaí desde a década de 1980, o artista uniu, durante a pandemia, duas coisas que sempre gostou: história e desenho.

“A ideia de retratar a paisagem urbana da cidade era um desejo antigo. Sempre gostei de história e de desenhar. Com a pandemia, quando surgiram os editais da Lei Aldir Blanc, apresentei o projeto no Edital nº. 04/2020 – Iniciativas Culturais e fui contemplado. A partir daí, através de uma pesquisa fotográfica, tanto no acervo do Museu Histórico Municipal Abrilina Hoffmeister, quanto em acervos particulares, iniciei a produção de 11 desenhos em nanquim sobre papel”, contou Ed Oliveira, ao Litoral na Rede.

Um dos desenhos retrata a então Avenida Capitão Mariante, onde hoje fica a Avenida Emancipação.  “A avenida Capitão Mariante era, praticamente, a única via pública de Tramandaí. Com suas construções em madeira, hotéis, casas comerciais e algumas poucas residências. Ao longo da avenida vê-se os trilhos do “bondinho” ou “trenzinho” que transportava os veranistas até à beira-mar”, relatou o artista.

Avenida Capitão Mariante, onde hoje é a Avenida Emancipação. Desenho: Ed Oliveira

Outra obra revela a estação desembarque na praia. Conforme Ed Oliveira, o “Bondinho” ou “trenzinho”, que funcionou  de 1928 a 1938, “na verdade era um automóvel rebocando vagões com rodas adaptadas para trilhos.”

Estação da beira-mar. Desenho: Ed Oliveira

Os desenhos estão expostos até o dia 15 de setembro, com entrada franca, no Museu Histórico Municipal, que fica junto ao prédio da Câmara de Vereadores. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 13 às 19h.

A mostra foi aberta na última quinta-feira (1º) e integra a programação dos 57 anos de emancipação de Tramandaí, que ocorre em 24 de setembro. O evento contou com uma apresentação especial historiadora, escritora e professora Leda Saraiva, que apresentou uma poesia unindo a Tramandaí do passado com a do presente.

O prefeito Luiz Carlos Gauto também prestigiou a abertura da mostra e conversou com o autor das obras. “Queremos parabenizar o artista Ed Oliveira por retratar com beleza e precisão a nossa Tramandaí. A sutileza dos traços, o olhar especial a cada detalhe, fazem com que esta exposição seja muito de orgulho para todos nós que nascemos ou adotamos Tramandaí como nossa cidade do coração”, disse o prefeito.

O artista Ed Oliveira com o prefeito de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto. Foto: Alanna Hanna / Ascom PMT

Os interessados em adquirir alguma reprodução dos trabalhos podem entrar em contato pelo direct do Instagram: @edcenicas ou @exposicao_tramandahy.

Sobre o artista

Ed Oliveira (Edsel Martins de Oliveira) é ator, diretor, instrutor de teatro e produtor cultural, fundador dos grupos teatrais “Sujeito a mudança” e, atualmente “Cia. da Bederna”. Desenvolve trabalhos com produção de eventos culturais no coletivo de artistas independentes ColArte, do qual também é fundador.

Desde 1986 atua na área cultural, teatro, fotografia, artes visuais. Atuou e dirigiu diversas montagens teatrais como: “O Chapéu Mágico”, “Caos”, “Pra Que Palco?”, “Fila Única” (assistente de direção e produtor), “Ler é Poder!”.

Participou do curta-metragem institucional “O Emissário” da Transpetro, além de desenvolver trabalhos com educador social, na área de teatro e artes visuais, em projetos das prefeituras de Tramandaí, Imbé, Arroio do Sal, Balneário Pinhal e Caraá.

Serviço

O quê: Exposição “Tramandahy: um passeio pela cidade no início do século XX”

Quando: até 15 de setembro

Onde:  Museu Histórico Municipal Professora Abrilina Hoffmeister (junto ao prédio da Câmara de Vereadores de Tramandaí)

Horário: segunda a sexta, das 13h às 19h

Compartilhe

Postagens Relacionadas