Estudante de Tramandaí conquista bolsa em cinco universidades internacionais

Compartilhe

Gabriel Silva Teixeira foi aprovado com bolsa integral em cinco universidade do Canadá e da Inglaterra. Foto: Arquivo pessoal

Imagine ter 18 anos, ainda estar concluindo o curso técnico ligado ao Ensino Médio e poder escolher entre cinco reconhecidas universidades do exterior para fazer faculdade.  Um estudante de classe média de Tramandaí, que sempre frequentou escolas públicas, está vivendo esta situação. Gabriel Silva Teixeira se prepara para embarcar na nova jornada no segundo semestre deste ano.

O jovem foi aprovado para bolsa integral de estudos em cinco universidades, quatro do Canadá e uma do Reino Unido. Entre as instituições canadenses estão duas privadas, Greystone e ILec, e duas públicas, University Of Toronto e na UCW, em Vancouver. Na Inglaterra, a vaga conquistada foi na Metropolitan University of London.  Ele vai cursar engenharia.

Gabriel contou ao Litoral na Rede que sempre foi estimulado pela família a buscar os sonhos e estudar fora. O apoio veio dos pais, Cristiane e Robert Neves, com quem  mora, junto com a irmã caçula, Livia Teixeira, no bairro Cruzeiro do Sul I, em Tramandaí. O estudante também salienta a motivação pela avó Jamara Eliara, que é moradora de Osório, pelos avós Aprigio e Aladir e a madrinha Rosane.

“Todo mundo ficou muito feliz aqui porque é um sonho da família. Minha mãe sempre me inspirou a sair de onde a gente vive e tentar ir ao lugar mais longe possível para estudar. Ela sempre incentivou muito meu estudo, tanto minha mãe quanto meu pai e a minha vó. Ele sempre incentivaram a estudar e ir pra fora”, disse.

Para conquistar as bolsas de estudo, Gabriel passou por testes de proficiência em inglês e análise de currículo. Ele lembra que sua formação foi na Escola Estadual Almirante Tamandaré, em Tramandaí, no Ensino Fundamental, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), em Osório, no Ensino Médio / Técnico.

“Eu estudei a vida toda em escola pública, desde a creche. No Ensino Fundamental, foi no Tamandaré, estudei os nove anos ali. E depois passei no Instituto Federal, e estou terminando agora o curso, eu estou no quarto ano e a gente vai se formar no dia 24 de abril, por questões da pandemia”, explicou Gabriel, que terá pouco meses de folga dos estudos.  Em setembro ele viaja para o Canadá.

O domínio do idioma inglês, que será fundamental no nosso desafio, foi algo que jovem perseguiu ao longo da vida. “Eu sempre vim estudando inglês, meio autodidata. Eu comecei no Senac, que tinha programas do governo de (cursos) inglês, e desde então, eu já venho aprendendo inglês sozinho e o interesse pelas escolas de fora já começaram há um tempo”, recordou.

O morador de Tramandaí ainda está decidindo em qual das duas universidades públicas canadenses, para as quais foi aprovado, irá estudar. Seja a mudança para Vancouver ou para Toronto, ele passará por um período de transição.

“Lá no exterior funciona uma pouco diferente, tem uma transição do (ensino) médio para o superior, que eles chamam de College. Eu faço algumas cadeiras relacionadas à engenharia e as que eu mais gostar, eu posso optar por qual engenharia eu vou fazer. Então, eu tenho acesso de entrada a quase todas as engenharias da universidade”, detalhou Gabriel.

Enquanto conclui o curso no IFRS e se prepara para mudar de país, o jovem segue trabalhando. Depois de algumas atividades por conta própria na área de arte digital, ele conseguiu o primeiro emprego com carteira assinada, em dezembro. E a conquista das bolsas no exterior teve até homenagem dos colegas da loja Gang, de Tramandaí.

Compartilhe

Postagens Relacionadas