Enem 2023: inscrições começam nesta segunda-feira; saiba detalhes

Taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga até dia 21

Compartilhe

Foto: Inep / Divulgação.

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta segunda-feira (05). Interessados em participar do certame, a ser aplicado nos dias 05 e 12 de novembro, têm até 16 de junho para fazer o cadastro na Página do Participante. A taxa de inscrição é R$ 85 e deve ser paga até 21 de junho.

O edital com o cronograma e também com as regras para o Enem 2023 foi publicado no início do mês. Além de apresentar as datas e os horários do exame, o texto detalha os documentos necessários e as obrigações do participante, incluindo situações em que o candidato pode ser eliminado.

Provas

A publicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) traz, ainda, critérios para correção das provas e procedimentos para pessoas que precisam de cuidados especiais durante o concurso.

As provas do Enem são formadas por 180 questões objetivas e uma redação. No primeiro dia, os candidatos terão 45 questões de Linguagens e Códigos e outras 45 sobre Ciências Humanas, além da redação. Já no segundo dia, serão mais 90 questões, sendo 45 de Ciências da Natureza e 45 de Matemática.

No primeiro dia do exame, a aplicação das provas terá início às 13h30 e seguirá até as 19 horas, enquanto no domingo seguinte a aplicação das provas iniciará no mesmo horário mas terminará às 18h30. O fechamento dos portões, em ambos os dias, será às 13h.

Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 24 de novembro no portal do Inep. Já os resultados individuais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024 no mesmo site.

Sobre o Enem

O Enem é uma prova do Governo Federal que avalia o desempenho individual dos participantes. Para quem já tem o diploma de Nível Médio (ou vai tirar o diploma neste ano), ele serve para:

– acessar as universidades no Brasil (Sisu e Prouni) e em Portugal (Enem Portugal);

– solicitar financiamento e apoio estudantil (veja Fies e Prouni).

Você também pode fazer o Enem se quiser apenas testar seus conhecimentos. Os resultados de todas as provas são importantes para gerar os indicadores educacionais do país.

Algumas pessoas têm direito à inscrição gratuita, ou seja, não precisam pagar nenhuma taxa para fazer a prova. Para isso, a pessoa tem de:

– estar na última série do ensino médio, no ano da edição, em escola da rede pública; ou

– ter cursado o ensino médio todo em escola pública ou como bolsista integral da rede privada. Nesse caso, a renda da família tem de ser igual ou menor que um salário mínimo e meio por pessoa; ou

– estar inscrita no Cadastro Único.

Agência Brasil (com informações do Inep)

Compartilhe

Postagens Relacionadas