Um ciclone extratropical está passando pela costa sul do Rio Grande do Sul e vai provocar chuva nas próximas horas no Litoral Norte. Os maiores volumes estão previstos para as cidades mais próximas à região leste da área metropolitana, como Santo Antônio da Patrulha, Osório e Maquiné.
Em Santo Antônio da Patrulha, os acumulados na tarde e noite desta quinta-feira (24), podem chegar a 40 milímetros. Com o deslocamento do sistema ele perde intensidade e em Osório os acumulados previstos são de 23 milímetros.
Nos municípios mais ao sul do Litoral Norte, como Tavares e Mostardas, haverá chuva, mas com pequenos acumulados. Nessa área, o principal impacto do ciclone será o vento. As rajadas, nesta sexta-feira (25), podem ultrapassar 75 km/h.
Para as outras cidades litorâneas e mais ao norte, a previsão é de menos chuva. A velocidade máxima do vento deve ficar em torno de 60 km/h. Na divisa com Santa Catarina, cidades como Torres e Morrinhos do Sul, sentirão bem menos o deslocamento do ciclone, com chuva mais fraca e vento em torno de 30 km/h.
Para sexta-feira (25) apenas muito vento e o sol já aparece novamente. Pois o ciclone está com rápido deslocamento e até a noite de hoje já estará em alto- mar.
Por Ludmila Pochmann / Ar Puro Meteorologia e Qualidade do Ar
Veja projeção de chuva e vento para as próximas horas