E-commerce: empresas gaúchas venderam R$ 20 bi, em 6 anos

Levantamento inédito consta em uma plataforma lançada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

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Imagem meramente ilustrativa

As empresas do Rio Grande do Sul venderam R$ 20,27 bilhões pelo e-commerce entre 2016 e 2022, segundo levantamento inédito do Observatório do Comércio Eletrônico, plataforma do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançada nessa quinta-feira (11).

A ferramenta “Dashboard do Comércio Eletrônico Nacional” reúne informações sobre vendas online realizadas no Brasil com emissão de nota fiscal.  No caso do Rio Grande do Sul, os dados revelam que 56,7% das vendas se deram dentro do próprio estado. Os principais produtos vendidos foram aparelhos celulares, televisores e livros.

No mesmo período, os gaúchos fizeram compras online de outros estados no valor de R$ 28,57 bilhões (especialmente de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina), com destaque para aparelhos celulares, televisores e desktops.

O Dashboard é a primeira ferramenta pública a agregar números oficiais do comércio eletrônico no país. Até então, boa parte das informações vinha de bases privadas.

“A compilação e publicação das estatísticas está alinhada aos esforços do governo para impulsionar e dar transparência à economia digital”, afirma Uallace Moreira, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC. “O dashboard vai subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas para o setor, inclusive para equalizar eventuais concentrações regionais, podendo, ainda, balizar decisões de investimentos das empresas”, completa.

Crescimento

Os dados do Dashboard referem-se às movimentações realizadas entre 2016 e 2022. Neste intervalo de sete anos, o valor total bruto movimentado no país foi de R$ 628 bilhões.

As vendas online tiveram crescimento exponencial com a pandemia de Covid 19 — e a plataforma mostra o tamanho deste salto no caso brasileiro: as vendas eletrônicas foram de R$ 36 bilhões em 2016 para R$ 187 bilhões em 2022.

No panorama nacional, o líder absoluto de compras pela internet entre 2016 e 2022, em termos de movimentação financeira, foi o celular. No período, a venda de terminais portáteis de telefonia, incluindo smartphones, movimentou R$ 72,1 bilhões, ou 11,5% do total.

Na sequência, aparecem televisores, com faturamento de R$ 28 bilhões (4,5%), e notebooks, tablets e similares, com R$ 21 bilhões em vendas. Depois vêm geladeiras ou freezers, R$ 17,8 bilhões (2,8%); livros, brochuras e impressos semelhantes, com R$ 16,8 bilhões (2,6%); e máquinas de lavar roupas, com R$  10,8 bilhões (1,7%).

A lista completa abrange milhares de produtos — de calçados a filtros d’água, de roupas a sapatos, de alimentos a móveis de madeira, além de cosméticos, medicamentos, bijuterias, acessórios gerais, eletroeletrônicos, pneus, automóveis e até barcos.

Para acessar o banco de dados, clique aqui.

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