Dois cursos do Campus Litoral Norte da UFRGS recebem nota máxima na avaliação do Guia da Faculdade

Publicação do Jornal Estadão também concedeu quatro estrelas para outras duas graduações oferecidas pela universidade na região

Compartilhe

Campus Litoral Norte da UFRGS tem dois cursos com nota máxima no Guia da Faculdade do Estadão. Foto: CLN UFRGS

Dois cursos do Campus Litoral Norte (CLN) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) receberam nota máxima na avaliação do Guia da Faculdade 2023, publicação do jornal Estadão. As graduações oferecidas na região e classificadas como cinco estrelas são: Ciências Biológicas (Marinha e Costeira) e Geografia (Licenciatura).

O CLN recebeu ainda a avaliação quatro estrelas para outros dois cursos: Ciência e Tecnologia (Bacharelado Interdisplonar) e Engenharia de Gestão de Energia. Já a graduação de Engenharia de Serviços foi avaliada como três estrelas.

Todos os cursos reconhecidos são gratuitos e com ingresso mediante vestibular. O CLN fica na ERS-030, em Tramandaí, e também abrange o Centro e Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), em Imbé.

O diretor-geral do CLN, professor Felipe José Comunello, comemorou os resultados. “É um importante reconhecimento para a Campus Litoral Norte da UFRGS termos cursos com avaliação máxima e outros bem colocados no Guia Estadão 2023. Demonstra a excelência do trabalho que vem sendo realizado. É um grande incentivo para seguirmos trabalhando e buscarmos melhorar ainda mais. Parabéns para toda a comunidade!”, disse Comunello ao Litoral na Rede.

Disciplina de Práticas e Técnicas em Embarques Científicos do Curso de Ciências Biológicas do Campus Litoral Norte. Foto: Fábio Lameiro / UFRGS

UFRGS tem 34 cursos cinco estrelas

A UFRGS está entre as cinco universidades do Brasil com o maior número de cursos reconhecidos como cinco estrelas pelo Guia da Faculdade do Estadão. São 34 cursos de graduação, maior número entre as federais, juntamente com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Entre todas as instituições, a UFRGS é a quarta na posição geral, logo atrás das estaduais paulistas: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que tiveram, respectivamente, 116, 57 e 53 cursos nessa classificação.

No total, o levantamento classificou 83 cursos da UFRGS, sendo que 46 obtiveram quatro estrelas, outros dois cursos receberam três estrelas e um curso foi não estrelado.

As instituições públicas reúnem 86% dos cursos 5 estrelas no Guia da Faculdade e as regiões Sul e Sudeste concentram 9 das 10 instituições com maior quantidade de cursos com essa classificação.

A UFRGS vem melhorando sua atuação segundo as avaliações do Guia. Iniciou com 12 cursos com cinco estrelas em 2020 e chegou a 34 na edição de 2022. Em 2023, a UFRGS manteve a quantidade de cursos com excelência, porém, a partir da avaliação de uma quantidade menor de graduações, uma vez que na edição de 2022 foram avaliados 85 cursos e em 2023 foram 83.

Sobre a avaliação

De acordo com o Guia da Faculdade, todas as instituições de ensino superior cadastradas junto ao MEC são convidadas a participar do levantamento. A coordenação de cada curso que será avaliado recebe um questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos: projeto pedagógico; corpo docente; e infraestrutura.

Participam da avaliação, então, mais de 10,5 mil coordenadores e professores do Ensino Superior brasileiro que se cadastraram para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade. É um trabalho voluntário, sem remuneração. Os avaliadores são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual trabalham.

Cada curso é avaliado por, no mínimo, quatro avaliadores. A maior e a menor notas recebidas por cada curso são descartadas. O resultado numérico do curso em 2023 é a média das notas intermediárias restantes. Esse resultado de 2023 (com peso 3) é somado ao resultado numérico final do curso em 2022 (peso 2) e ao resultado numérico final do curso em 2021 (peso 1) para se extrair o resultado numérico final de cada curso.

Se um curso não foi avaliado em um dos anos anteriores, esse ano é desconsiderado da sua média final. Recebe cinco estrelas o curso que ficar com média final de 4,5 a 5; terá quatro estrelas o curso que ficar com média entre 3,5 e 4,5. No site do Guia da Faculdade há mais informações sobre a metodologia.

Instituições com maior número de cursos classificados com 5 estrelas

  • USP: 116;
  • Unesp: 57;
  • Unicamp: 53;
  • UFRGS: 34;
  • UFSCar: 34.

Compartilhe

Postagens Relacionadas