
Após uma pausa em função da pandemia, as atividades do Dia Mundial da Limpeza serão retomadas neste fim de semana e o Litoral Norte do Rio Grande do Sul terá ao menos cinco mutirões de limpeza da praia. As ações mobilizarão voluntários em Torres, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Atlântida Sul e Imbé.
Nesta edição, os participantes também terão, em algumas cidades, aulas de yoga, exposições ambientais e atividades lúdicas para as crianças. Nas praias gaúchas, a programação é desenvolvida por ONGs locais de defesa do meio ambiente. Os eventos são abertos ao público.
O projeto Praia Limpa Torres realiza o mutirão a partir das 10h de domingo (18) na Prainha, em frente ao letreiro com o nome da cidade. Esta é a nona edição do Dia Mundial da Limpeza no município. Os organizados orientam aos voluntários que levem luva de proteção, balde ou saco plástico reutilizável.

Em Arroio do Sal, as iniciativas ocorrem no sábado (17). Pela manhã, os voluntários se reunirão a partir das 10h, junto ao acesso principal à praia na área central de Arroio do Sal. Em Capão da Canoa, o ponto de encontro será junto ao Quiosque do Vavá, a partir das 14h30.
Nas duas cidades, que têm as ações promovidas pelo Instituto Ecosurf, haverá aulas de yoga, exposição biomarinha, exposição didática de lixo marinho e atividades lúdicas para crianças durante os mutirões. Em Capão da Canoa, a programação incluiu show acústico em parceria com o projeto Som Solidário.
Em Atlântida Sul, Balneário de Osório, o Mutirão Rosa dos Ventos promove o Dia Mundial da Limpeza no sábado (17), a partir das 8h. Além da coleta de lixo na orla, os voluntários que participarem da ação terão aula de yoga, alongamento e aplicação e reiki xamânico. Durante a mobilização, haverá ainda um ponto de coleta de Óleo de cozinha usado e de lixo eletrônico.

Também, no sábado, a Eco Imbé, com apoio da Prefeitura, realiza o mutirão de limpeza da praia, a partir das 10h, no Balneário Mariluz. Esta é a quinta vez consecutiva que Imbé participa da mobilização global. O ponto de encontro será junto ao Hotel Mariluz, localizado na Avenida Mariluz, nº 2456.
A atividade também contará com aula de yoga, a partir das 10h30. Terá ainda a presença de voluntários da Associação Amigas da Mama do Litoral (ABAMI), do Grupo de Escoteiros Tradicional de Imbé e de alunos da E.E.E.F. Reinaldo Vaccari.