Detento da Penitenciária de Osório liderava quadrilha de roubo de veículos

Compartilhe

Policiais cumpriram mandados judicial na Grande Porto Alegre e no Litoral Norte. Foto: Polícia Civil

Um detento da Penitenciária Modulada de Osório é apontado pela Polícia Civil como líder de uma quadrilha de roubo de veículos. A organização criminosa foi alvo da Operação Aurora, deflagrada na manhã desta terça-feira (09) na Grande Porto Alegre e no Litoral Norte.

Os agentes da Delegacia Especializada em Repressão a Roubos de Veículos, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) investigaram a atuação do grupo por seis meses. Na operação, cinco pessoas foram presas e 10 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Osório, Porto Alegre, Cachoeirinha, Alvorada e Viamão.

Três veículos, uma arma de fogo, dinheiro, aparelhos de telefone celular e outros objetivos foram apreendidos. Na cidade do Litoral, os policiais fizeram buscas dentro da prisão.

Segundo o delegado Rafael Liedtke, o esquema criminoso era orquestrado por dois homens, um deles o apenado da Penitenciária Modulada de Osório.

“Do interior da casa prisional, o indivíduo, que possui antecedentes por homicídio, tráfico de drogas, extorsão, roubo a residência e porte ilegal de arma de fogo, ordenava a prática de crimes de roubo de veículos na Capital e região metropolitana de Porto Alegre”, explicou.

De acordo com a Polícia, o outro líder da organização criminosa tem 29 anos e possui antecedentes por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, receptação, roubo a pedestre, roubo a estabelecimento comercial e roubo de carga.

Arma, dinheiro e telefones celulares foram apreendidos na Operação Aurora. Foto: Polícia Civil

Conforme o delegado Marco Guns, após a prática dos roubos, a organização criminosa determinava que os automóveis subtraídos tivessem seus sinais identificadores adulterados, placas e numeração de vidros, chassi e motor.

“Às vezes, os veículos eram repassados para outras quadrilhas especializadas na prática de delitos patrimoniais diversos, como roubos a estabelecimentos comerciais, de cargas, entre outros”, contou o delegado.

A Operação foi denominada Aurora devido ao modo de ação da quadrilha. Os integrantes do grupo realizavam os roubos no início da manhã, quando as pessoas estavam saindo de suas casas para trabalhar.

Compartilhe

Postagens Relacionadas