Criminalidade no Litoral Norte cresce acima da média do Estado

Compartilhe

Foto: Litoral na Rede

Em seis meses, a Polícia registrou 68 assassinatos no Litoral Norte, sendo que seis pessoas foram mortas durante assaltos.  O número de latrocínios (roubo seguido de morte) subiu 300%, bem acima da média do Rio Grande do Sul (35%). Os homicídios tiveram alta de 62% na região, enquanto no Estado a elevação foi de 6%.

O Litoral na Rede analisou dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública referentes ao primeiro semestre de 2016 nos 23 municípios do Litoral Norte. Os roubos, quando há ameaça ou violência, também cresceram no período em comparação com 2015: foram 1.094 registros nos primeiros seis meses, uma alta de 38%. Não foi diferente com os roubos de veículos, com 160 casos de janeiro a junho: 55% a mais que no ano passado.

Por outro lado, houve redução de 11% nos furtos e de 1% nos furtos de veículos. Também caíram os registros de estelionato (- 10%) e de delitos relacionados à corrupção (-50%). As ações da Brigada Militar e da Polícia Civil também aumentaram, com a apreensão de 153 armas, 9% a mais que em 2015, e a prisão de 298 pessoas por tráfico de drogas, um incremento de 12%.

Brigada Militar garante reação

Fotos: Divulgação Brigada Militar

A Brigada Militar garante ter intensificado as ações contra o crime, principalmente através da Operação Avante, com mais abordagens e revistas. O comandante regional de policiamento ostensivo, Coronel Rogério Maciel, destaca que outra estratégia fundamental é a aproximação com a população. “Além do 190, estamos criando canais de comunicação no Litoral através do Whatsapp e de redes sociais como o Facebook,  e ampliando as reuniões comunitárias”, explicou o oficial.

O comandante salienta que as pessoas devem avisar sempre que notarem presença de estranhos e suspeitos para que os policiais possam agir preventivamente. Segundo ele, a intenção é aumentar a sensação de segurança, ampliando a visibilidade dos policiais, posicionados em pontos estratégicos. “O aumento dos crimes é motivada pelo crescimento da população do Litoral e a consequente migração dos bandidos”, concluiu o coronel.

Assista a entrevista com o Comandante da Brigada Militar no Litoral Norte:

 

Compartilhe

Postagens Relacionadas