Consulta popular 2023: eleitores do Litoral Norte definirão destino de mais de R$ 2 milhões

Votação pela internet começa nesta segunda-feira; veja as propostas e saiba como participar

Compartilhe

Votação da Consulta Popular é feita pela internet e começa nesta segunda-feira. Foto: Ticiano Kessler / Litoral na Rede

A votação da Consulta Popular 2023, que define parte dos investimentos do governo do Rio Grande do Sul, começa nesta segunda-feira (27) e segue até sexta-feira (1º). No Litoral Norte, os eleitores poderão escolher entre seis propostas. Segundo o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede), são R$ 2,2 milhões destinados à região nesta edição.

As seis propostas que constam na cédula de votação foram selecionadas a partir de um número maior apresentado pelos cidadãos ao longo do processo, encerrado com assembleia do Corede Litoral Norte.

As propostas que constarão na cédula são para: Artesanato Local; Centro Integrado de Assistência à Pessoa Idosa; Rua Coberta para eventos com telhado e espaços de lazer, palco e exposição de produtos; Qualificação profissional para a inovação no mundo do trabalho; Turismo integrado no Corede Litoral; e Comercialização direta de produtos rurais e boas práticas com os produtos do campo.

As quatro mais votadas devem ser contemplados no Orçamento do Estado para 2024. O presidente do Corede Litoral Norte, Carlos Eduardo Martinez, salienta que há necessidade de uma participação mínima de eleitores e, por isso, reitera a importância da maior adesão possível, já que a participação não é obrigatória e a votação é realizada pela internet.

“O município tem que atingir ao menos 2% dos eleitores para a proposta ser contemplada. Além disso, das quatro propostas mais votadas, o município terá que a atingir maior votação nessas quatro ou em uma delas”, explicou o presidente do Corede.

Como participar da votação

Cada eleitor poderá escolher uma das seis propostas da cédula.  Para participar da votação, basta que o cidadão acesse o portal da Consulta Popular com o título de eleitor e escolha a ação que deseja ver implementada. No passo seguinte, será encaminhado à cédula de votação regional. Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo através do site do TSE.

Nas regiões em que o sinal de internet estiver inadequado, será habilitado um aplicativo off-line para a realização da votação. Pessoas autorizadas pelo Corede receberão os votos pelo smartphone e, posteriormente, estes serão transferidos para o sistema geral de votação.

Compartilhe

Postagens Relacionadas