Na última quinta-feira (02) o Corpo de Bombeiros de Capão da Canoa completou 26 anos de atuação e, no dia seguinte, quem ganhou um grande presente foi a população de Capão da Canoa e de outras cidades do Litoral Norte. Depois de quase três décadas, os bombeiros terão a disposição, pela primeira vez, um caminhão de combate a incêndio zero quilômetro para atender os chamados dos moradores.
E o veículo ser novo não é a única vantagem, porque ele conta com recursos que o antigo caminhão, fabricado em 1982, não possuía: o tanque para armazenamento de água é maior e ainda há espaço para armazenamento de um líquido que gera espuma, usado em ocorrências com materiais mais inflamáveis. O custo total foi de R$ 276 mil, a maior parte do valor do próprio Corpo de Bombeiros, através do Funrebom, e o restante da Prefeitura.
O comandante do Corpo de Bombeiros de Capão da Canoa, sargento Celso Pacheco, disse, ao Litoral na Rede, que o novo equipamento vai garantir mais eficiência em casos de incêndios em veículos, pneus e líquidos inflamáveis, como combustíveis automotivos. “Nós somos a primeira unidade do Litoral Norte a contar com o propulsionador de espuma e poderemos auxiliar em ocorrências em outros municípios da região”, salientou. O sargento explicou ainda que o novo caminhão precisa de alguns documentos de liberação, mas que deverá ser usado dentro de, no máximo, 20 dias.
O antigo caminhão não será aposentado, mas deve ser usado de forma esporádica porque não há número de bombeiros para operar com os dois veículos. A Corporação conta com apenas 16 homens e mulheres em Capão da Canoa.