Começam obras de ampliação e reforma do Hospital Tramandaí

Investimentos garantirão melhorias como ampliação de leitos de enfermaria e UTI, revitalização da emergência e substituição do telhado e a rede elétrica

Compartilhe

Canteiros de obras foi instalado para reforma e ampliação do Hospital Tramandaí. Foto: Rogério Carbonera / FHGV

As obras de reforma e ampliação do Hospital Tramandaí começaram nesta terça-feira (08). O canteiro de obras já está montado. O anúncio foi feito pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), que administra a instituição, referência para diversos municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

O investimento previsto é de R$ 13,7 milhões, destinados pelo governo do Estado por meio de dois convênios assinados no fim de 2022. Os recursos são do Programa Avançar na Saúde. A previsão é que todas as intervenções sejam concluídas até o fim de 2024.

O projeto prevê reforma e ampliação da Unidade de Terapia Intensiva, que passará dos atuais 16 para 20 leitos. Também contempla a revitalização de todo o setor de urgência e emergência e a construção de um prédio, onde funcionarão duas enfermarias, com seis leitos em cada.

Serão construídos ainda uma nova cozinha, um refeitório, uma central de resíduos e um necrotério. O investimento garantirá ainda a criação de quartos para descanso das equipes e uma cobertura para a entrada de ambulância no Centro Obstétrico.

Além disso, as obras incluem outras intervenções estruturais no prédio:  substituição de toda a rede elétrica e dos telhados.

O gerente Administrativo da instituição, Roger Esteves, explica que a execução das obras inicia por áreas externas para depois prosseguir por outros espaços, com o propósito de não comprometer o atendimento à população. Segundo ele, o foco do projeto é prestar uma assistência mais humanizada e cada vez melhor aos pacientes do Litoral Norte que procuram o HT, não descuidando de aprimorar as condições de trabalho dos colaboradores.

Obras começam pela parte externa e devem durar 18 meses. Foto: Rogério Carbonera / FHGV

O cronograma de execução completa das obras é de 18 meses. Para o chefe do setor de Engenharia da FHGV, Matheus Cunha e Silva, as novas UTI e Emergência do HT darão nova dimensão ao hospital, sem falar nas outras obras e ajustes que podem vir a ocorrer para entregar à comunidade eficiência e modernidade.

O hospital

O Hospital Tramandaí conta com 132 leitos e atende as especialidades de clínica médica, traumatologia, cirurgia geral, neurologia, neurocirurgia, pediatria, obstetrícia, intensivismo adulto e neonatal. Por mês, a unidade realiza uma média de quatro mil atendimentos na emergência e 550 internações hospitalares.

A instituição é referência microrregional para os municípios de Tramandaí, Balneário Pinhal, Imbé e Cidreira, totalizando uma população superior a 110 mil habitantes, conforme o último Censo.

Por ser o único hospital com Unidade de Terapia Intensiva Neonatal na região, é referência em Gestação de Alto Risco para os 23 municípios do Litoral Norte, além de receber gestantes de todo o estado. Já nas especialidades de Traumatologia e Intensivismo Adulto, a referência abrange os 11 municípios, entre eles Osório e Capão da Canoa.

Compartilhe

Postagens Relacionadas