Combate ao abigeato: três cidades disputam sediar delegacia especializada em crimes rurais no Litoral Norte

Polícia Civil deve definir ainda este ano o município onde será instalada a Decrab

Compartilhe

Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil (PC) deve definir até o fim deste ano o município que sediará a Delegacia de Polícia Especializada de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab) do Litoral Norte. Três cidades da região se candidataram para receber o novo órgão policial: Osório, Santo Antônio da Patrulha e Palmares do Sul.

O assunto foi discutido em reuniões da Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento do Litoral Norte realizadas nos últimos dias nos três municípios. Dois desses encontros ocorreram na última quarta-feira (23).

“Iniciamos esse movimento porque há muito tempo nos preocupava que os nossos produtores tivessem que fazer um deslocamento de 250 quilômetros para registrar uma ocorrência em Camaquã”, disse o deputado estadual Luciano Silveira (MDB).

Na sede da Câmara de Vereadores de Osório, o evento contou com a participação de representantes dos produtores rurais. A delegada regional de Polícia Civil, Sabrina Defentte, disse que o crime de abigeato não é importante apenas do ponto de vista da segurança pública, “mas tem também um impacto social e econômico considerável na região”.

Encontro em Osório foi realizado na Câmara de Vereadores. Foto: Adriana Davoglio / Câmara de Vereadores de Osório

Já o delegado Rodrigo Reis, coordenador de Planejamento da Polícia Civil, explicou que a definição do município onde será instalada a delegacia levará em conta basicamente três fatores: efetivo mínimo, de cinco a oito policiais, viaturas e estrutura física disponível. “Não há espaço para mais locações. [O prédio será] ou próprio ou alugado, custeado pelo município”, adiantou.

Estavam presentes, ainda, o prefeito de Osório, Roger Caputi, vereadores, líderes comunitários e representantes da Polícia Civil, da Brigada Militar (BM) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Na sede da Câmara de Vereadores de Palmares do Sul, a reunião teve a presença do prefeito municipal Maurício Muniz e dos prefeitos de Capivari do Sul, Leandro Monteiro dos Santos, Mostardas, Moisés Pedone, e Balneário Pinhal, Márcia Tedesco, que é presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), além do vice-prefeito de Tavares, Neromar Guimarães, vereadores e representantes da comunidade local.

Reunião em Palmares do Sul, na sede do Legislativo. Foto: Antônio Bavaresco / ALRS

Em Santo Antônio da Patrulha, a reunião ocorreu no fim de julho, com a participação do prefeito Rodrigo Massulo e pecuaristas. O município, segundo o prefeito, tem um rebanho de 62 mil animais e concentra o maior número de casos da abigeato da região.

Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com quatro Decrabs. A ideia da Secretaria de Segurança Pública do RS é ampliar este número para sete, sendo que uma destas novas delegacias já está definido que será localizada no Litoral Norte.

Compartilhe

Postagens Relacionadas