Com a volta de Ferreira entre os titulares, o Grêmio derrotou o Náutico por 2 a 0 na noite desta sexta-feira (08), pela 17ª rodada da Série B do Brasileirão 2022, e se firmou no G4, a zona de classificação para a Série A. O camisa 10 gremista não começava uma partida há 80 dias, mas voltou em grande estilo, marcando um golaço ainda na primeira etapa. Bruno Alves fez o gol que confirmou a vitória Tricolor na Arena.
O resultado mantém o Grêmio na quarta colocação da Série B, com 29 pontos, seis a frente do quinto (Criciúma, com um jogo a menos), do sexto (Novorizontino) e do sétimo (CRB) colocados. O Tricolor agora se prepara para enfrentar a Tombense, no dia 16, às 16h30, novamente em casa, pela penúltima rodada do primeiro turno da competição.
O jogo
A primeira finalização perigosa do Grêmio foi aos oito minutos. Após pedir a marcação de um pênalti – que, segundo a arbitragem, não existiu –, Villasanti finalizou da entrada da área e acertou a trave do goleiro Lucas Perri.
Com maior posse de bola mas pecando nas conclusões, o Grêmio teve outra chance clara de gol aos 17, quando Ferreira e Diego Souza tabelaram na entrada da área. O centroavante serviu o camisa 10 que, livre, optou por tentar mais um drible e acabou sendo desarmado. O erro fez com que a torcida esboçasse as primeiras vaias.
O Náutico respondeu aos 24, em finalização perigosa de Victor Ferraz. O chute passou próximo à trave esquerda de Gabriel Grando. Ocupando o campo ofensivo durante quase todo o tempo, o Grêmio criou nova chance clara aos 36. Biel recebeu de Bitello e finalizou. A bola desviou e encontrou Ferreira que, de cabeça, escorou para fora.
O placar foi aberto já no final da primeira etapa. Em jogada individual, Ferreira recebeu de Nicolas e avançou na direção do gol. Da entrada da área ele acertou um belo chute no ângulo esquerdo de Lucas Perri: Grêmio 1 a 0, aos 43 minutos.
A segunda etapa começou com o Grêmio mantendo a pressão sobre o Náutico. Logo aos três minutos, Rodrigo Ferreira cruzou para Campaz, que cabeceou para fora.
O passar dos minutos deu ao Grêmio mais tranquilidade no controle de jogo. Após jogadas de pouco risco ao gol adversário, o Tricolor chegou ao segundo gol aos 34, em cruzamento do garoto Pedro Lucas que Bruno Alves, livre, de cabeça, escorou para as redes.
Antes do final da partida, o Grêmio ainda perdeu a oportunidade de marcar o terceiro. Aos 40, Elias recuperou na intermediária e ficou na cara do goleiro. A bola sobrou para Diego Souza que tocou por cima do goleiro. A bola caprichosamente saiu à esquerda do gol.
FICHA TÉCNICA
Grêmio 2 x 0 Náutico (PE)
Brasileirão Série B – 17ª Rodada
Data: sexta-feira, 08 de julho de 2022
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (SC) e Alex dos Santos (SC)
Árbitro de Vídeo (VAR): Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
GRÊMIO: Gabriel; Rodrigo, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti (Lucas Silva), Bitello (Mateus Sarará), Gabriel Teixeira (Emerson), Campaz (Pedro Lucas) e Ferreira (Elias Manoel); Diego Souza. Técnico: Roger Machado
NÁUTICO: Lucas Perri; Carlão, Buno Bispo, João Lucas; Thassio (Julio), Victor Ferraz (Robinho), R. Franco, Luis Felipe (Nascimento) e Paulo Victor; Jean Carlos e Geuvânio (Niltinho). Técnico: Roberto Fernandes
Cartões amarelos: Luis Felipe, Geuvânio, João Lucas, Thassio, Richard Franco, Jean Carlos (NAU)
Gols: Ferreira, aos 43 minutos do primeiro tempo (GRE); Bruno Alves, aos 34 minutos do segundo tempo (GRE)
Público total: 23.879 pessoas (22.309 pagantes)
Renda: R$ 799.321,00