O governo de Osório decidiu suspender todos os eventos programados para o mês de janeiro, em razão do aumento de casos positivos de Covid-19 na cidade e na região. A medida foi confirmada após reunião realizada na manhã desta quarta-feira (12), na presença do prefeito em exercício Martim Tressoldi e de secretários municipais.
O 39º Rodeio Crioulo Internacional de Osório e 29ª Tafona da Canção Nativa, que aconteceria entre os dias 24 e 27 de março, foi adiado. As novas datas, possivelmente no mês de maio – a depender da situação sanitária, serão confirmadas futuramente.
Segundo a prefeitura, todos os eventos realizados pelo poder público ou em espaços públicos – que podem gerar grandes aglomerações – estão suspensos até o final do mês de janeiro. O X Rodeio do Distrito de Passinhos, que aconteceria entre 18 e 20 de fevereiro, também foi suspenso.
A decisão também abrange as atividades e shows do “Verão Integração” e o “Bazar É Daqui, Tem Valor”, que aconteceriam no distrito de Atlântida Sul. “O tempo de suspensão é necessário para que a administração pública acompanhe a evolução dos casos, no intuito de preservar a saúde da população e evitar que o comércio local seja prejudicado em restrições futuras”, diz a nota publicada pela prefeitura.
O último boletim da Secretaria Municipal da Saúde, divulgado pela prefeitura na noite de ontem (11), indicava a existência de 739 casos ativos de Covid-19 em isolamento domiciliar em Osório. Há duas semanas eram 280.