Equipes da prefeitura de Imbé localizaram uma cobra em meio à vegetação arrastada pelas cheias para a orla do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar foi acionada para fazer a remoção do animal, na manhã desta quarta-feira (22).
O secretário municipal de Obras e Viação, Elton Kieser, informou ao portal Litoral na Rede que a cobra estava em meio às plantas na faixa de areia e foi achada por volta das 9h. Ele explicou que o trabalho de limpeza da praia é realizado de forma conjunta pelos servidores das secretarias de Obras e Viação e de Limpeza Urbana.
A localização da cobra aconteceu nas imediações da guarita 132, na altura da Avenida Garibaldi. A Patram de Tramandaí recolheu a serpente e informou que a encaminhou ao seu habitat em local mais isolado e seguro.
Os órgãos envolvidos na retirada informaram se trata de uma cruzeira. O portal Fauna Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul descreve as características desta espécie: “conhecida popularmente como cruzeira ou urutu, é uma serpente peçonhenta, possui porte grande e de cauda curta. A dieta é composta de pequenos mamíferos, são vivíparas, quando ameaçadas acabam se enrolando, vibram a cauda e dão o bote. A peçonha pode causar acidentes fatais ou mutiladores se não forem tratados corretamente com o soro antibotrópico”.
Na última semana, um vídeo de uma cobra da mesma espécie, registrado na beira-mar de Imbé, circulou nas redes sociais. Não há, no entanto, confirmação de tratar-se do mesmo animal.
Leia também: Enchentes no RS arrastam plantas e mudam cenário nas praias do Litoral Norte