Cidades do Litoral Norte iniciam aplicação da vacina bivalente contra a covid-19

Inicialmente são atendidos idosos com mais de 70 anos e pessoas imunocomprometidas; veja locais e horários em Tramandaí, Imbé, Capão da Canoa, Xangri-Lá, Osório, Torres e Santo Antônio da Patrulha

Compartilhe

Primeiro lote da vacina bivalente contra a covid-19 chegou ao RS. Foto: Itamar Aguiar / Governo do RS

O Ministério da Saúde começa a aplicar amanhã (27), em todo o país, a vacina bivalente contra a covid-19. Segundo a pasta, o imunizante melhora a imunidade contra o vírus da cepa original e também contra a variante Ômicron, e possui perfil de segurança e eficácia semelhante ao das vacinas monovalentes.

Inicialmente, a vacina será aplicada somente nos grupos de risco. Conforme divisão anunciada pelo ministério, a imunização será feita na fase 1 em pessoas acima de 70 anos de idade, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas; na fase 2, pessoas com idade entre 60 anos e 69 anos de idade; na fase 3, gestantes e puérperas; e na fase 4, profissionais de saúde.

No Rio Grande do Sul, a vacinação com a bivalente começou, antes, nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Na maioria das cidades do Estado a aplicação nos postos de saúde também começa nesta segunda, assim como no Litoral Norte.

O Litoral na Rede consultou aos canais oficiais de prefeituras da região e confirmou os locais e horários de vacinação, nesta semana, em Tramandaí, Imbé, Capão da Canoa, Xangri-Lá, Osório, Torres e Santo Antônio da Patrulha. Veja no fim da matéria.

No Brasil, duas vacinas bivalentes, ambas produzidas pelo laboratório Pfizer, receberam autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial. Elas são indicadas como dose única de reforço para crianças e adultos, após dois meses da conclusão do esquema vacinal primário, ou como última dose de reforço.

O ministério reforça que as vacinas monovalentes contra a covid-19 seguem disponíveis em unidades básicas de Saúde (UBS) para a população em geral e são classificadas como “altamente eficazes contra a doença”, garantindo grau elevado de imunidade e evitando casos leves, graves e óbitos pela doença.

“A aplicação da bivalente não significa que as vacinas monovalentes não continuam protegendo. Elas continuam protegendo, mesmo para a variante Ômicron, mas, claro, tendo a possibilidade de uma vacina desenhada mais especificamente para a variante circulante, a tendência é termos uma melhor resposta”, reforçou o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha.

Veja o calendário em sete cidades do Litoral Norte

Tramandaí

A aplicação da vacina bivalente para idoso acima de 70 anos inicia nesta segunda-feira. Será realizado um drive-thru junto a Farmácia Municipal de Tramandaí, localizada na Avenida Osvaldo Aranha, n° 325, em frente ao Centro Municipal de Vigilância em Saúde (CEMUVS).

A ação será realizada ao longo de toda a semana. O horário de atendimento é das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

Imbé

A aplicação da vacina bivalente começa nesta segunda-feira em idosos com 70 anos ou mais e imunodeprimidos a partir dos 12 anos de idade. Para receber a dose é necessário estar cadastrado no Vacinômetro (vacina.imbe.rs.gov.br) e apresentar documento com foto. Imunodeprimidos também deverão apresentar atestado, laudo médico, exame ou receita que comprove sua condição.

A aplicação da vacina estará disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) da cidade, somente no turno da manhã. Pacientes acamados ou com mobilidade física muito prejudicada podem agendar atendimento domiciliar pelo WhatsApp 51 994905247.

Capão da Canoa

A aplicação da vacina bivalente começou nos postos de saúde da cidade começou na última quinta-feira (23), contemplando pessoas a partir dos 70 anos. A vacinação é realizada das 8h às 11h e das 13h às 15h, nos ESFs Santa Luzia, São Jorge, Novo Horizonte, Arco-íris, Praia do Barco, Capão Novo e Arroio Teixeira.

Osório

A cidade iniciou a aplicação da vacina bivalente em uma ação nesse sábado (25). A vacinação para pessoas com 70 anos ou mais segue nesta semana nos postos de saúde, sempre das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

A bivalente será oferecida de segunda-feira (27) a sexta-feira (03) no Posto Central. Na segunda também haverá aplicação no posto do bairro Albatroz. Na quarta, ocorrerá nas unidades Caravágio, Glória e Aguapés. Na quinta, nos postos Atlântida Sul e Primavera. E na sexta, na unidade do bairro Laranjeiras.

Torres

Também contemplando o público com mais de 70 anos, a cidade segue, nesta segunda-feira, a vacinação com a bivalente. O atendimento é realizado em todos os postos de saúde de Torres. Os postos dos bairros irão vacinar das 8h às 12h e o Posto Central das 8h às 12h e das 13h às 17h, sempre enquanto durar o estoque.

Santo Antônio da Patrulha

A campanha da vacina bivalente começa nesta segunda-feira. Os primeiros a receber a dose serão os idosos acima de 70 anos e os moradores de casas geriátricas, que estejam com o esquema vacinal completo e com intervalo de 4 meses da última dose.

Locais de vacinação:

  • Posto de Saúde Central – De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h;
  • Unidade de Saúde Várzea – De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h;
  • Unidade de Saúde Bom Princípio – De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h;
  • Unidade de Saúde Menino Deus – De segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h;
  • Unidade de Saúde da Palmeira – Terça e quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h;
  • Unidade de Saúde Miraguaia – Segunda e quarta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Xangri-Lá

A Prefeitura da cidade informou que a aplicação da vacina bivalente para idosos acima dos 70 anos e imunocomprometidos a partir dos 12 anos será realizada em dias específicos nesta semana.

Na segunda-feira, ocorrerá no ESF Centro, no ESF Figueirinha, ESF Rainha do Mar e EAP Marina, das 8h30 às 11h30. Na quinta-feira, a aplicação será no ESF Centro, ESF Figueirinha, ESF Rainha do Mar e EAP Marina, também das 8h30 às 11h30.

Compartilhe

Postagens Relacionadas