
Entrou em vigor às 09h30 desta segunda-feira (28) um alerta de “grande perigo” do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para ocorrência de ventos fortes. O aviso de cor vermelha, incluiu parte de faixa litorânea do Rio Grande do Sul, e conforme o órgão, as rajadas podem ultrapassar 100 Km/h.
“Vento variando acima de 100 km/h. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores e grandes transtornos no transporte rodoviário. Grande impacto em plantações…”, diz o alerta que é valido até às 15 horas.
Esse aviso meteorológico contempla municípios mais ao Sul do Litoral Norte, desde Tavares até Tramandaí e Imbé, incluindo Osório e Santo Antônio da Patrulha.
Um segundo alerta, desta vez de cor laranja, representa um grau de severidade de “perigo” para ventos fortes. Nesse caso, incluiu toda a costa do Litoral Norte, incluindo também a faixa de Xangri-Lá e Capão da Canoa até Torres.
“Vento variando entre 60 km/h e 100 km/h. Risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações…”, afirma o Inmet. A validade do aviso expira às 18 horas desta segunda.
Vídeo: trajetória do ciclone
Defesa Civil
A Defesa Civil alerta para condição severa para vento de 90 a 110 km/h no Litoral Médio e Norte. Risco muito alto de queda de arvores e energia. Risco alto de queda de árvores e energia. Válido até 15h do dia 28 de julho. Evite áreas de risco. Emergência ligue 190/193.
Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município.