Ciclone: vento variando acima de 100 km/h na costa do RS, alerta Inmet

Conforme avisos meteorológicos do Instituto, rajadas mais fortes devem ser registradas em municípios mais ao sul da região

Compartilhe

Alertas do Inmet para ventos fortes. Imagem: reprodução Inmet

Entrou em vigor às 09h30 desta segunda-feira (28) um alerta de “grande perigo” do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para ocorrência de ventos fortes. O aviso de cor vermelha, incluiu parte de faixa litorânea do Rio Grande do Sul, e conforme o órgão, as rajadas podem ultrapassar 100 Km/h.

“Vento variando acima de 100 km/h. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores e grandes transtornos no transporte rodoviário. Grande impacto em plantações…”, diz o alerta que é valido até às 15 horas.

Esse aviso meteorológico contempla municípios mais ao Sul do Litoral Norte, desde Tavares até Tramandaí e Imbé, incluindo Osório e Santo Antônio da Patrulha.

Um segundo alerta, desta vez de cor laranja, representa um grau de severidade de “perigo” para ventos fortes. Nesse caso, incluiu toda a costa do Litoral Norte, incluindo também a faixa de Xangri-Lá e Capão da Canoa até Torres.

“Vento variando entre 60 km/h e 100 km/h. Risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações…”, afirma o Inmet. A validade do aviso expira às 18 horas desta segunda.

Vídeo: trajetória do ciclone

Defesa Civil

A Defesa Civil alerta para condição severa para vento de 90 a 110 km/h no Litoral Médio e Norte. Risco muito alto de queda de arvores e energia. Risco alto de queda de árvores e energia. Válido até 15h do dia 28 de julho. Evite áreas de risco. Emergência ligue 190/193.

Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município.

Compartilhe

Postagens Relacionadas