Ciclone extratropical: Litoral Norte está na área de alerta vermelho do Inmet

Aviso que classifica região como área de "grande perigo" vale a partir das 21h

Compartilhe

Arte: Divulgação / Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou no final da tarde desta sexta-feira (07) um alerta vermelho para acumulados de chuva nas próximas horas, com riscos potenciais para parte do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

O aviso tem validade a partir das 21h desta sexta e indica chuva superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia. Ainda de acordo com o Inmet, há “grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios, além de grandes deslizamentos de encostas em cidades com tais áreas de risco”.

A faixa de risco na região litorânea do RS, de acordo com o órgão, vai desde Mostardas até Torres,. Abrange também a Região Metropolitana de Porto Alegre, a Região Nordeste do Estado e o Sul de Santa Catarina.

O cenário preocupante já vinha sendo adiantado desde o começo da semana. Na terça-feira (04), a meteorologista Ludmila Pochmann alertou no Litoral na Rede que o avanço de uma frente fria, somada a uma área de baixa pressão, poderia formar um ciclone extratropical entre esta sexta e o sábado (08).

Céu carregado no início da noite em Tramandaí. Foto: Rafael Ribeiro / Litoral na Rede

Nesta quinta-feira (06), uma atualização nos prognósticos indicou previsão de até 90 milímetros em Cidreira, 60 milímetros em Tramandaí e 40 milímetros em Capão da Canoa.

Na tarde de sábado, segundo Ludmila, o ciclone já deve ter se deslocado para alto mar. No domingo (09) o tempo já será firme e de sol com temperaturas mais baixas.

Leia também: Festa do Peixe: shows de Serginho Sá e Tchê Barbaridade são cancelados devido ao ciclone

Compartilhe

Postagens Relacionadas