O prefeito de Xangri-Lá Celso Bassani Barbosa (PSDB), o Celsinho, foi reeleito neste domingo (06). Esta foi a quarta eleição para a prefeitura do Litoral Norte que o político saiu como vencedor. O atual vice-prefeito, Professor Fred (PP), integrou a chapa vencedora e também seguirá na função a partir de 2025.
A coligação “Xangri-Lá Mais”, composta pela Federação PSDB/Cidadania, PP e Podemos derrotou a coligação “Esperança + honestidade. Um novo tempo para Xangri-Lá”, composta por MDB, PDT, PL e PSD, que teve o vereador Cleomar Gnoatto Vargas (MDB) como candidato a prefeito e o ex-prefeito Cilon Rodrigues da Silveira como vice.
Celsinho Barbosa obteve 6.506, o que representa 56,75% dos válidos. Cleomar recebeu 4.958 votos, o que equivale a 43,25%.
Xangri-Lá tinha 14.678 eleitores aptos a votar neste domingo. A eleição no município teve 11.464 de votos válidos, 1,36% votos brancos 1,55% votos nulos.
Celso Bassani Barbosa, o Celsinho, é natural de Xangri-Lá e tem 57 anos. Formado pela Universidade de Caxias do Sul, no curso superior em Gestão Pública, já foi vereador e está sem seu terceiro mandato como prefeito. Governou o município entre 2005 e 2012. Reassumiu como prefeito em 2021 e foi reeleito pela segunda vez em 2024.
O vice-prefeito reeleito Frederico Freire Figueiró, o Professor Fred, tem 44 anos, nasceu em Porto Alegre e reside em Xangri-Lá. Educador físico, já atuou como comerciante, ocupou cargo de confiança na prefeitura na primeira gestão de Celsinho, e foi vereador por dois mandatos, de 2013 e 2020.
- Clique aqui e confira os vereadores eleitos
- Clique aqui e confira os prefeitos e vices eleitos dos outros municípios da região