CEEE Equatorial fica na lanterninha no ranking de desempenho das concessionárias de energia do Brasil

Lista da Aneel mostra as melhores e piores empresas do setor; confira

Compartilhe

Imagem meramente ilustrativa. Foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil

A CEEE Equatorial amargou o último lugar no ranking de desempenho que avalia as grandes concessionárias de distribuição de energia do Brasil. A avaliação, referente ao ano de 2024, foi elaborada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e divulgada nesta terça-feira (02).

Das 31 companhias com mais de 400 mil clientes, que são consideradas de grande porte, a CEEE Equatorial ficou em 31º lugar, ou seja, na lanterninha. Na avaliação anterior, do ano de 2023, a concessionária responsável por atender 1,8 milhão de clientes no Rio Grande do Sul havia ficado na penúltima colocação.

Conforme a Aneel, entre as empresas de grande porte, a campeã foi a Companhia Jaguari de Energia (CPFL SANTA CRUZ, SP), seguida pela Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S.A. (EPB, PB) e pela Energisa Rondônia – Distribuidora de Energia S.A. (ERO, RO), que empataram em segundo lugar.

Já entre as empresas de menor porte, com até 400 mil consumidores, a campeã foi a Pacto Energia (PR), antiga Força e Luz Coronel Vivida, seguida pela Empresa Força e Luz João Cesa (EFLJC, SC) em segundo, e pela Muxfeldt Marin e Cia Ltda. (MUXENERGIA, RS) em terceiro.

A classificação é elaborada com base no Desempenho Global de Continuidade (DGC), formado a partir da comparação dos valores apurados de DEC e FEC das concessionárias em relação aos limites estabelecidos pela ANEEL para esses indicadores.

O ranking não considera eventos extremos e é um instrumento que incentiva as concessionárias a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço, sendo publicado anualmente pela Agência desde 2012. Veja abaixo a classificação:

Imagem: divulgação Aneel

Compartilhe

Postagens Relacionadas