
Depois de cinco semanas consecutivas de alta, o número de novos diagnósticos e de casos ativos de covid-19, apresentou redução nos últimos sete dias no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, mas ainda em patamar elevado. Por outro lado, os óbitos relacionados à doença aumentaram na região.
Conforme boletim semanal do Centro de Operações de Emergência (COE) da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), de quinta-feira (03) até quarta-feira (09), foram 4.527 diagnósticos da doença, 37,2% menos do que na semana anterior.
O número da casos ativos, ou seja, de pessoas em tratamento ou isolamento, também diminuiu, porém com menos intensidade. Nessa quarta-feira, eram 10.340, o que representa 11,6% menos que no mesmo dia da semana. Apesar da redução, o número de pacientes com a doença ativa ainda é um dos maiores da pandemia e as autoridades de saúde mantém o alerta para a manutenção dos cuidados de prevenção ao vírus.
Óbitos aumentam
Em apenas nove dias do mês de fevereiro, 33 moradores do Litoral Norte morreram por causa da covid-19. Conforme o COE, 22 óbitos foram notificados nos últimos sete dias, uma alta de 15,7% em comparação com a semana anterior.
Apenas Capão da Canoa contabilizou oito mortes de pessoas contaminados pelo coronavírus no período. Também foram notificados três óbitos em Santo Antônio da Patrulha, dois em Balneário Pinhal, dois em Caraá, dois em Imbé e um em Cidreira, Osório, Tavares, Terra de Areia e Xangri-Lá.
Hospitais
O boletim epidemiológico semanal apontou ainda uma redução da pressão no sistema hospitalar do Litoral Norte por causa da covid-19. A taxa de ocupação dos leitos de UTI da região caiu de 95% para 83% em sete dias. Já a ocupação dos leitos clínicos destinados a pacientes infectados pelo coronavírus baixou de 69%, na semana passada, para 59% nessa quarta-feira.