Carros roubados: veja os 10 modelos mais visados pelos bandidos no Brasil

País tem média de 1 mil casos de roubos e furtos de veículos por dia; confira o ranking

Compartilhe

Foto: Arquivo / Divulgação / Sefaz

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e divulgado recentemente apontou uma significativa queda de 11,8% na quantidade de crimes relacionados a roubo e furto de carros no Brasil. A entidade também elaborou uma lista com os 10 modelos frequentemente alvo de roubo no Brasil, considerando o período entre janeiro e julho de 2023.

A análise revela dados preocupantes sobre o cenário de segurança veicular no país, que tem uma média de 1 mil casos de roubos e furtos de veículos por dia, de acordo com informações compiladas no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023.

Ao todo, 2022 registrou 373.225 mil ocorrências, uma alta de 8% em relação ao ano anterior. O Anuário também expôs que, em 2022, 60,3% dos veículos foram subtraídos de seus proprietários em ocorrências de furto, enquanto 39,7% foram na modalidade roubo. O furto, aliás, lidera os registros como a principal modalidade de subtração de carro no país, segundo a CNseg.

A confederação elaborou um ranking dos 10 carros mais roubados do Brasil nos sete primeiros meses de 2023. Considerado um dos carros mais populares do país, o Volkswagen Gol encabeça a lista. Segundo o consultor de segurança Marcy Campos Verdes, a montadora lidera constantemente este segmento de pesquisa por ser uma marca forte, com motor potente e muitos modelos circulando.

“Essa grande quantidade de unidades um mercado paralelo de peças. Mas é uma lógica: os carros mais vendidos estão entre os mais roubados e furtados”, diz Marcy.

A popularidade do Gol, aliado ao fácil comércio de peças, desperta a atração dos bandidos e, por consequência, do mercado de desmanche de veículos para venda de partes do automóvel, característica que se repete em outros veículos da lista, como o Chevrolet Onix, um dos carros mais vendidos no país nos últimos anos.

Por outro lado, veículos como Fiat Strada e até a picape Toyota Hilux são mais visados por criminosos pela característica de terem compartimento amplo para transporte, o que facilita o crime de roubo de cargas e movimentação de objetos furtados, por exemplo.

Os 10 carros mais roubados no Brasil (janeiro a julho de 2023):

1. Volkswagen Gol (8.941 roubos)
2. Fiat Uno (6.865 roubos)
3. Chevrolet Onix (4.736 roubos)
4. Chevrolet Corsa (4.399 roubos)
5. Fiat Palio (4.392 roubos)
6. Ford Ka (3.413 roubos)
7. Hyundai HB20 (3.084 roubos)
8. Fiat Siena (3.554 roubos)
9. Fiat Strada (2.300 roubos)
10. Toyota Hilux (2.191 roubos)

Fonte: CNseg

Compartilhe

Postagens Relacionadas