
Uma iniciativa da Prefeitura de Arroio do Sal transformou o Carnaval da cidade, vencido pela Gigantes da Orla, em uma ação solidária. A arrecadação de caixas de leite como ingresso para as arquibancadas dos desfiles de escolas de samba resultou em um importante apoio a 150 famílias em situação de vulnerabilidade social, cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Em cerca de uma semana, a campanha conseguiu reunir 1.603 litros de leite, que já foram organizados pela equipe da Secretaria da Cidadania. A triagem foi feita de acordo com o tipo do produto (integral, semidesnatado e desnatado) e a data de validade. Os donativos arrecadados no evento cultural realizado no início de março serão entregues junto aos auxílios alimentares, com prioridade para famílias com maior número de crianças e idosos.
Segundo a titular da pasta, Gilséia Oliveira, a escolha de donativos lácteos foi estratégica para este ano. Ela explica que as entregas serão feitas a moradores de Arroio do Sal conforme a necessidade e demanda.
“Esta ação foi muito importante para a nossa população, porque, normalmente, as pessoas não doam leite e temos muitas crianças no nosso município para atender. Obrigada as pessoas que participaram deste projeto”, disse a secretária, que também agradeceu o prefeito Luciano Pinto e a equipe de turismo da prefeitura que foi parceira na realização do evento.

“Maior e melhor Carnaval do litoral”, avalia prefeitura
Os foliões de Arroio do Sal puderam vivenciar o melhor Carnaval já visto nos últimos tempos. A programação atraiu mais de 35 mil pessoas durante quatro dias de evento, alcançando o total de 20 horas de folia e tornando-se, de acordo com a prefeitura da cidade, o maior e melhor Carnaval do litoral gaúcho”.
As estimativas foram levantadas pelos organizadores do evento, a Secretaria de Turismo, Esportes, Juventude e Cultura, junto de autoridades de segurança da cidade. Para alcançar esse feito, a nova gestão trouxe mudanças significativas ampliando a participação da população e a visibilidade geral da programação.
O Carnaval teve como principal diferencial o retorno dos desfiles das escolas de samba para a Av. Assis Brasil. Com esse modelo de evento, uma medida estratégica adotada pelo prefeito Luciano Pinto, todo o eixo central da cidade foi incluído na festividade.
Conforme a prefeitura, mesmo com menos de 60 dias para planejar e executar o Carnaval 2025, a satisfação entre os comerciantes foi alta, sendo eles unânimes em afirmar o aumento nas vendas.