Carnaval: EGR divulga estimativa de tráfego na RS 040 e na RS 474

Rodovias devem ter movimento entre 50% e 60% acima do normal

Compartilhe

Praça de Pedágio de Viamão. Foto: Raphael Nunes / Assessoria de Comunicação EGR

A RS 040, uma das principais ligações entre a Região Metropolitana de Porto Alegre e o Litoral Norte, deve ter fluxo de veículos 55% acima do normal durante o Carnaval de 2022. A estimativa da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), responsável pela estrada, é de que 156,8 mil veículos passem pela praça de pedágio de Viamão entre esta quinta-feira (24) e a quarta-feira (02).

Segundo essa estimativa, os horários de pico serão das 17h30min às 22h de quinta-feira (24). Na sexta-feira (25), a circulação tende a aumentar 25% no horário das 8h às 13h, e 50% no decorrer do dia até a meia-noite. O fluxo volta a crescer de forma acentuada nas primeiras horas da tarde de sábado (26), até às 22h.

No retorno do Litoral, a projeção é que o fluxo seja intensificado na segunda-feira (28), na terça (1º) e na quarta-feira (2), das 11h às 22h.

Na RS-474, que liga a BR-290 à ERS-239, uma alternativa para quem se desloca das regiões dos Vales do Paranhana, Sinos e Caí em direção ao Litoral Norte, a EGR estima um aumento de 58% na circulação de veículos em relação ao registrado em dias normais. O pico deverá ser das 13h às 20h na sexta-feira (25), das 7h às 16h no sábado (26) e das 17h às 19h no domingo (27).

Neste período, a EGR irá fortalecer as equipes próprias e expandir o efetivo em serviços terceirizados na rodovias. Na RS 040 será disponibilizada uma segunda ambulância com equipe médica. Também haverá reforço do grupo de trabalho para agilizar o atendimento nas praças de pedágio, por meio da Operação Papa-filas, facilitando o pagamento da tarifa e encurtando o tempo de espera.

De acordo com o diretor-presidente da EGR, Luiz Fernando Záchia, o planejamento da viagem e a direção defensiva durante o percurso são fundamentais para que vidas sejam preservadas. “Reforçamos o pedido de atenção redobrada às famílias que irão se deslocar pelas estradas neste Carnaval. É essencial que, além de se divertir e aproveitar, dirijam com segurança e responsabilidade”, afirma Záchia.

Compartilhe

Postagens Relacionadas